Korean Magazine BR

KFTC YouTube Music Korea

KFTC pode sancionar Google para proteger o mercado de streaming

A decisão sobre as práticas do YouTube Music, que afetam plataformas como Melon, será anunciada pela KFTC até outubro próximo

A Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) deve anunciar, em outubro, sanções contra o Google, responsável pelo YouTube Music. A investigação envolve práticas de venda casada, que podem afetar seriamente a concorrência no mercado de streaming musical. As medidas visam proteger as plataformas nacionais, como o Melon, da Kakao Corp, diante do crescimento do YouTube Music, que lidera o setor desde dezembro de 2023.

A investigação começou em fevereiro de 2022, quando a KFTC realizou uma inspeção no Google Coreia. As autoridades suspeitam que o Google tenha utilizado seu domínio no mercado de streaming de vídeo para promover o YouTube Music, obrigando os usuários a adotarem o serviço por meio de pacotes com o YouTube Premium. O relatório preliminar da comissão já foi enviado, que deve apresentar sua defesa antes da decisão final.

Leia mais: HYBE é líder no ranking de reclamações de consumidores


O principal streaming de música sul-coreano, o Melon, está prejudicado desde dezembro de 2023. Divulgação/Melon

O YouTube Premium, que custa 14.900 Wons (aproximadamente 11,21 USD) por mês, oferece a visualização de vídeos sem anúncios e acesso gratuito ao YouTube Music. Na Coreia, uma versão mais acessível do serviço, chamada “YouTube Premium Lite”, que remove anúncios, mas não inclui música, não está disponível. Essa prática de venda casada levantou preocupações sobre a concorrência no setor.

Desde que o YouTube Music superou o Melon em número de usuários ativos mensais (MAU), em dezembro de 2023, outras plataformas coreanas, como Genie Music e FLO, perderam muitos usuários. De acordo com dados do Mobile Index, o YouTube Music registrou 7,43 milhões de MAUs em agosto passado. No mesmo período, o Melon, que antes liderava o mercado, caiu para cerca de 7 milhões de usuários ativos mensais.

A KFTC considera que as práticas do Google podem prejudicar as plataformas nacionais de streaming. Ao vincular seus serviços de vídeo e música, o Google diminui a necessidade de usuários pagarem por serviços adicionais, como Melon ou Genie Music. A decisão da KFTC será crucial para determinar o futuro da competição no setor de streaming musical na Coreia.

Foto destaque: a venda casada premium do YouTube Vídeos com YouTube Music é a raiz do problema. Divulgação/YouTube Music

Rolar para cima