Kang Daniel vence ação criminal contra Youtuber
O cantor Kang Daniel ganhou a ação contra a Youtuber Sojang, que espalhou notícias falsas e difamou o artista
A agência do cantor Kang Daniel, ARA, declarou que o cantor venceu seu primeiro julgamento contra a YouTuber Sojang. Contudo a agência seguirá em frente com uma ação civil por danos morais e destacou a importância de responsabilizar legalmente aqueles que lucram com difamações maliciosas.
Kang Daniel e sua agência inicialmente entraram com uma queixa criminal contra Sojang em julho de 2022, por espalhar informações falsas e rumores maliciosos que prejudicaram gravemente a reputação de Kang Daniel. ARA declarou: “Independentemente da réu decidir apelar ou não, prosseguiremos com uma ação civil por 100 milhões de wons separadamente dos procedimentos criminais.”
A declaração completa da ARA é a seguinte:
“Olá, aqui é a ARA.
Estamos fornecendo uma atualização sobre a resposta legal em relação ao nosso artista.
Juntamente com o escritório de advocacia LIWU, inicialmente entramos com uma queixa criminal contra Sojang em julho de 2022 por espalhar informações falsas sem fundamento e rumores maliciosos que prejudicaram gravemente a reputação do nosso artista. Vencemos o primeiro julgamento hoje (11 de setembro).
Embora esse resultado seja esperado, o período de dois anos que antecedeu o veredito do primeiro julgamento causou uma dor inimaginável ao artista e aos fãs.
Fomos os primeiros na Coreia a registrar uma queixa na Delegacia de Polícia de Seocho, mas a investigação foi interrompida devido a um suspeito não identificado.
Após confirmar a identidade, solicitamos a retomada da investigação em julho de 2023, e o Gabinete do Promotor Público do Distrito Central de Seul emitiu uma acusação sumária com uma multa de 3 milhões de won. No entanto, solicitamos veementemente um julgamento formal, que resultou na ida de Sojang ao tribunal e, finalmente, a revelou. O tribunal considerou o caso tão sério que impôs uma multa de 10 milhões de wons, mais de três vezes o pedido da promotoria.
Estamos entrando com uma ação civil de 100 milhões de wons, independentemente do recurso da réu. Esta é uma medida defensiva mínima para evitar mais danos a vítimas inocentes e garantir que tais incidentes não se repitam. Acreditamos que a difamação maliciosa e a obtenção de lucro por meio dela devem enfrentar fortes consequências legais, pois tais ações deixam cicatrizes que não curam facilmente, mesmo após todos os procedimentos legais serem concluídos.
Continuaremos a fazer o nosso melhor para proteger os direitos do artista e dos fãs. Planejamos buscar todas as ações legais possíveis sem acordo em casos semelhantes.
Obrigado.”
Foto destaque: Kang Daniel em evento. Reprodução/ Shutterstock.