Jovem de 15 anos salva 5 vidas com doação de órgãos
Uma estudante de 15 anos, que faleceu após uma hemorragia cerebral, conseguiu salvar a vida de 5 pessoas por meio da doação de órgãos
Uma garota de 15 anos ganhou destaque após salvar a vida de 5 pessoas devido a doação de órgãos. A Agência Oficial de Doação de Órgãos do governo coreano revelou nesta terça-feira que a estudante Lee Ye Won conseguiu salvar 5 pessoas por conta da doação de seus órgãos.
O caso
A jovem tinha 15 anos e faleceu em maio deste ano. De acordo com relatos, Lee passou por uma cirurgia em abril de 2023 após sentir diversas crises de dor de cabeça. No entanto, a estudante entrou em coma após a operação.
Em maio, os médicos anunciaram sua morte cerebral devido a uma hemorragia. Dessa forma, seu coração, pulmões, fígado e rins foram doados.
Os pais da jovem decidiram doar seus órgãos pois ela sempre foi uma pessoa muito gentil e prestativa, e que queria contribuir para o mundo de maneira positiva. Seu pai afirmou que: “Espero que as pessoas que ganharam uma nova vida por causa da Ye Won vivam suas vidas ao máximo”.
Lee Ye Won era a filha mais velha do casal, frequentava o último ano do ensino médio e estava no topo de sua turma antes de seu falecimento. Ela era conhecida por sua paixão por astronomia e seu sonho de se tornar professora. A escola de Lee Ye Won lhe concedeu um diploma honorário e um prêmio.
História da doação órgãos
O primeiro sucesso em um transplante ocorreu em dezembro de 1967. O cirurgião Christiaan Barnard transplantou um coração humano para um paciente de 54 anos. Embora a operação tenha dado certo, o homem faleceu 18 dias depois por conta de uma pneumonia.
Já o primeiro transplante de rim foi feito na União Soviética, por Yuri Voronoy. O cirurgião transplantou o rim de um homem falecido de 60 anos em uma mulher de 26. Porém, o órgão funcionou bem por apenas dois dias.
Imagem em destaque: Lee Ye Won. Reprodução/ Allkpop