Governo japonês avalia entrada de delegação norte-coreana no país
Governo japonês considera permitir a entrada da delegação de atletas da Coreia do Norte para as eliminatórias Olímpicas e da Copa do Mundo
O governo japonês está avaliando a possibilidade de autorizar a entrada da equipe de futebol da Coreia do Norte para participar das eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para a Copa do Mundo da FIFA 2026. A decisão se alinha com os compromissos agendados no calendário esportivo internacional, com confrontos programados entre as equipes masculina e feminina do Japão e da Coreia do Norte no próximo ano.
De acordo com a agência de notícias Kyodo, o Japão está ponderando a permissão da entrada dos atletas norte-coreanos para os jogos de futebol que ocorrerão em fevereiro e março do próximo ano. Isso representaria uma flexibilização das restrições de entrada, historicamente mantidas devido às tensões geopolíticas, notavelmente os lançamentos contínuos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte.
Política Japonesa
A política japonesa, que bloqueia a entrada de cidadãos norte-coreanos como parte de suas medidas de sanções, poderia conceder uma exceção para eventos esportivos internacionais. De acordo com fontes oficiais, essa consideração não reflete um viés político, mas sim uma abordagem rigorosa para avaliar a entrada da delegação norte-coreana com base em critérios estritamente esportivos.
O embate esportivo entre as equipes masculina e feminina do Japão e da Coreia do Norte está programado para o início do próximo ano, já que as eliminatórias finais para o futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris ocorrerão em fevereiro, com partidas tanto na Coreia do Norte quanto no Japão. A equipe vencedora garantirá uma vaga para Paris.
Além disso, Japão e Coreia do Norte estão no mesmo grupo das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA na América do Norte, Central e Caribe. Com o Japão liderando o grupo e a Coreia do Norte em segundo lugar, o confronto direto entre essas equipes está previsto para março do próximo ano no Japão e em abril na Coreia do Norte.
Sendo assim, fontes indicam que o governo japonês pode aprovar a visita das equipes de futebol do país para garantir a realização adequada das eliminatórias para os eventos olímpicos e da FIFA.
Foto Destaque: Coreia do Norte x Japão na final do futebol feminino nos Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022. Reprodução/AFP/News1