Korean Magazine BR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Edgar Bruno. Reprodução/Daegu FC

Edgar Bruno: a trajetória de um jogador brasileiro na Coreia do Sul

Edgar Bruno, peça-chave do Daegu FC na liga coreana, revelou os bastidores de sua transição do futebol brasileiro para o cenário asiático

Edgar Bruno da Silva, nascido em São Carlos em 3 de janeiro de 1987, é um atacante brasileiro que encontrou no Daegu FC, da Coreia do Sul, um novo capítulo em sua carreira. Após sua formação no Joinville e uma breve passagem pelo São Paulo Futebol Clube em 2006, Edgar desembarcou no Daegu em 2018, trazendo consigo uma bagagem de talento e determinação. Desde então, tem sido uma peça fundamental na equipe, deixando sua marca em mais de 100 jogos, 59 gols e 20 assistências, demonstrando sua qualidade e contribuição para o time.


Edgar Bruno em jogo pelo Daegu FC. Reprodução/Daegu FC
Edgar Bruno em jogo pelo Daegu FC. Reprodução/Daegu FC

Em uma conversa com o Korean Magazine BR, o jogador compartilhou sua jornada e falou sobre sua transição para o futebol coreano, além de aspectos pessoais e profissionais de sua vida na Coreia do Sul. Confira a entrevista completa:

KMBR: Como foi a transição do futebol brasileiro para o futebol coreano?

Edgar Bruno: Eu fui jogar fora do Brasil com 19 anos, então eu já estava acostumado com essa questão de transição e adaptação, então foi mais tranquilo para mim.

KMBR: Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao se adaptar ao futebol e à vida na Coreia?

Edgar Bruno: Sendo um estrangeiro na Coreia e no futebol coreano a principal dificuldade inicial foi a língua. A linguagem do futebol dentro dos campos e treinos, muitas palavras são usadas em inglês, então conseguimos nos entender, mas eu acho que a principal barreira que enfrentamos.

KMBR: Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre o futebol praticado no Brasil e no Daegu FC?

Edgar Bruno: Como eu disse, eu jogo fora do Brasil há muitos anos, mas eu penso que a velocidade e a marcação é um pouco mais rápida e mais forte do que no Brasil.

KMBR: Como tem sido sua experiência vivendo na Coreia do Sul, tanto no aspecto pessoal quanto profissional?

Edgar Bruno: O meu tempo aqui na Coreia está sendo muito bom. Minha família está totalmente adaptada e as coisas dentro do clube sempre correram relativamente bem, então eu só tenho que agradecer por tudo que eu tenho vivido aqui na Coreia.

KMBR: Ao fazer a transição para o futebol coreano, quais aspectos você precisou ajustar seu estilo de jogo para se adaptar à liga coreana e ao Daegu FC?

Edgar Bruno: Ser um jogador estrangeiro na Ásia, é assumir o papel de protagonista, então temos que assumir essa responsabilidade. E a questão do jogo tive que me adaptar com o jogo de mais contato físico e mais velocidade.

KMBR: Quais são seus objetivos pessoais e coletivos para a temporada atual com o Daegu FC?

Edgar Bruno: Eu sendo um atacante, sempre penso em tentar buscar a artilharia da K League, e os objetivos do Daegu FC é tentar uma vaga para a competição  continental, a Liga Dos Campeões da Ásia.

KMBR: Quais aspectos da cultura coreana mais o impressionaram ou influenciaram?

Edgar Bruno: A questão do respeito foi o que mais me impressionou aqui na Korea, e isso foi uma situação muito positiva que teve uma influência muito importante nos meus filhos.

KMBR: Como você lidou com as diferenças culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul?

Edgar Bruno: Eu tive a felicidade de jogar com muitos coreanos no Brasil quando eu era pequeno, então eu sempre tive uma noção de como conviver. Então não foi tão difícil para mim, mas é uma barreira que se enfrenta aqui sim, a diferença cultural.

KMBR: Como é sua rotina de treinamento e preparação para os jogos no Daegu FC?

Edgar Bruno: Treinamos todos os dias. Geralmente durante o campeonato os treinos são na parte da tarde com a equipe e de manhã tento fazer alguns treinos individuais para tentar manter um bom  nível físico e técnico. E os jogos nos finais de semana.

KMBR: Como descreveria a relação com seus colegas de equipe no Daegu FC?

Edgar Bruno: Tenho uma relação super legal com todos os jogadores. Lógico que existe a diferença de cultura e a dificuldade da língua, mas o futebol consegue ultrapassar essa barreira e nos damos super bem.

KMBR: Como tem sido a recepção dos torcedores do Daegu FC em relação a você como jogador estrangeiro?

Edgar Bruno: Eu posso dizer que sou um privilegiado, pois logo que cheguei as coisas no campo correram super bem para mim. Então os torcedores tem um enorme carinho por mim. Eu ajudei o Daegu FC a ganhar o primeiro título e fiz gols nas duas finais. Fiz o último gol do estádio antigo e o primeiro do estádio novo. Então eu consegui algumas marcas que ficaram na história do clube. Por isso sou muito feliz e tenho certeza que os fãs torcem muito por mim.

KMBR: Os jogadores brasileiros têm algum tipo de apoio especial dentro do clube para ajudá-los a se adaptar à cultura e ao estilo de vida na Coreia do Sul?

Edgar Bruno: Eu acho que os clubes coreanos ainda pecam um pouco nessa parte, mas estão começando a buscar alternativas para melhorar e facilitar a adaptação dos jogadores estrangeiros.

KMBR: Além do futebol, quais são seus interesses ou atividades favoritas durante seu tempo livre na Coreia do Sul?

Edgar Bruno: Tenho dois filhos que já vivem um bom tempo aqui na Coreia, então quando eu estou livre tento me dedicar a minha família, como acompanhar os jogos de futebol do meu filho, ou passear com a minha filha e minha esposa. Sou uma pessoa bem familiar.

KMBR: Quais são os maiores desafios enfrentados por um jogador estrangeiro como você na liga coreana? Existem barreiras linguísticas ou culturais que você teve que superar?

Edgar Bruno: Sim, como eu disse antes, nós estrangeiros acabamos assumindo o papel de protagonista, então muitas vezes somos alvos, mas lógico que quando você conquista o respeito e o reconhecimento, tudo fica melhor. Durante as partidas muitas vezes conseguimos nos  comunicar em inglês, e como já disse anteriormente,com  a linguagem do futebol nós entendemos.

KMBR: Quais são os objetivos que você ainda deseja alcançar como jogador de futebol, tanto no Daegu FC quanto em sua carreira em geral?

Edgar Bruno: Eu já estou na parte final da minha carreira, mas sempre quero o melhor. Tentar  jogar muitos jogos e marcar muitos e deixar cada vez mais o meu nome marcado no Daegu FC e no futebol coreano e quem sabe ficar aqui na Coreia e continuar a trabalhar com o futebol.

K League 1 – 2024

A temporada da K League 1 começará em março, a equipe do Daegu FC fará sua estreia no domingo (03), contra o Gimcheon Sangmu, às 02h da manhã (horário de Brasília).

Foto Destaque: Edgar Bruno. Reprodução/Daegu FC

Rolar para cima