Korean Magazine BR

Celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Reprodução/Embaixada do Japão

Cresce o turismo de brasileiros no Japão com o fim do visto

Suspensão da exigência de visto é parte das ações para marcar os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão

Em outubro de 2023, Brasil e Japão assinaram um acordo mútuo de isenção de visto para turistas, o que gerou um aumento de cerca de 60% de brasileiros visitando as ilhas japonesas. A iniciativa faz parte de uma série de eventos para reafirmar as relações diplomáticas entre os governos brasileiro e japonês. Neste ano, foram comemorados os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e, em 2025, serão celebrados os 130 anos das relações bilaterais entre os países com convite ao presidente Lula para visitar o arquipélago nipônico.

Segundo nota da Embaixada do Japão no Brasil, a isenção é reservada para aqueles que desejam passar uma temporada de no máximo 90 dias como turistas. Portanto, não se aplica às estadias de longa permanência, fins de trabalho e outras atividades que excedam 3 meses. A estadia de curta permanência compreende passeios turísticos, visitas a familiares, trânsito, participação em palestras, reuniões e outras atividades similares, não sendo permitido que os visitantes trabalhem no Japão.


Fumio Kishida e Lula durante visita do primeiro-ministro do Japão ao Brasil, em maio de 2024. Reprodução/Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert
Fumio Kishida e Lula durante visita do primeiro-ministro do Japão ao Brasil, em maio de 2024. Reprodução/Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert

No início de maio de 2024, a convite do presidente Lula, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida  visitou o Brasil e o governo brasileiro. Entre os temas do encontro, os governantes debateram iniciativas de combate à fome e à pobreza, comércio de carne bovina brasileira no Japão, investimentos e cooperação em iniciativas ambientais. Foi firmado um acordo para avançar nas discussões entre os ministérios de agricultura de ambos os países. O premiê Fumio Kishida retribuiu o convite de visita à Lula, e a expectativa é que o presidente brasileiro realize uma viagem ao Japão em 2025 para celebrar os 130 anos das relações diplomáticas.

Relações Brasil-Japão

Nas primeiras décadas do século XX, aproximadamente 200 mil japoneses emigraram para o Brasil entre junho de 1908 até uma pausa em 1941. O fluxo de imigração foi retomado entre 1950 até 1988. Neste período, cerca de 55 mil japoneses desembarcaram no Brasil. No momento, o Brasil tem em torno de 1,5 milhão de japoneses residentes no território brasileiro, sendo o país com a maior comunidade de japoneses fora do Japão.

Em junho de 1990, entrou em vigor a reforma da Lei de Controle de Imigração no Japão, permitindo que descendentes de japoneses nascidos na América do Sul pudessem conseguir visto de trabalho no país. Atualmente, cerca de 200 mil brasileiros estão vivendo como residentes no Japão. Em 2008, esse número chegou a atingir 300 mil, sendo o terceiro maior número de estrangeiros por nacionalidade no país, atrás dos chineses e coreanos. A queda é motivada pela falta de conhecimento dos brasileiros no idioma japonês e a idade avançada dos residentes que não chamam a atenção dos empregadores.

Foto destaque: Celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Reprodução/Embaixada do Japão 

Rolar para cima