Korean Magazine BR

Acionistas de K-pop são atingidos por queda em seus valores de ações

Acionistas de K-pop foram atingidos por uma queda de quase 20% no valor de suas ações nas indústrias de conteúdo criativo

Acionistas coreanos das indústrias de K-pop, programas de TV, filmes e outras indústrias de conteúdo criativo foram atingidos por uma queda. De acordo com dados mostrados na quinta-feira, a queda foi de quase 20% no valor de suas ações combinadas. Desses acionistas, 30 detinham respectivas ações avaliadas em mais de 10 bilhões de wons nas indústrias de conteúdo do país em 2 de maio, segundo dados do monitor corporativo Korea CXO Institute.

Atualmente, o número de pessoas no chamado “Clube de 10 bilhões de wons” apresenta uma queda se comparada aos 34 nos dados anteriores do Korea CXO Institute em dezembro de 2023. Além disso, A avaliação agregada das ações dos 30 indivíduos mais ricos em ações também diminuiu. Segundo dados, a queda significou 18,2% durante o período citado, caindo de 4,7 biliões de wons para 3,84 biliões de wons.


Integrantes do grupo sul-coreano de K-Pop BTS – Reprodução/BigHit Music


Tremores na Fortuna de Bang Si-hyuk

Os 30 indivíduos incluíam Bang Si-hyuk, o presidente da potência do K-pop HYBE e o homem por trás da sensação global do K-pop BTS. Contudo, de todos os 30 indivíduos, Bang era o mais rico por consequência do valor das suas ações que representavam 68,4% dos 3,84 biliões de wons. No entanto, ele sofreu uma queda de 3,17 trilhões no início deste ano para 2,63 trilhões de wons na avaliação em 2 de maio.

Os observadores do mercado avaliaram a perda da Bang como estando ligada à disputa de gestão entre a HYBE e a sua subsidiária Ador. Ademais, tal disputa se intensificou após as revelações do CEO da Ador, Min Hee-jin, no final de abril, sobre a gestão de Bang. Segundo ela, quando o fundador da HYBE a convidou para se tornar Diretora de Branding da companhia em 2019, ele a questionou se ela poderia superar a popularidade do aespa ,grupo feminino de k-pop que Min Hee Jin já fez parte por anos e com seu trabalho, se destacou na indústria. 

Figuras do K-pop lideram lista de bilionários em ações

Park Jin-young, da JYP Entertainment, uma figura proeminente na indústria do K-pop, alcançou o segundo lugar na lista dos 30 mais ricos. A participação de Park foi avaliadas em 544,7 bilhões de wons no final de dezembro, mas diminuíram em 33,2% até 2 de maio.

Por outro lado, Yang Hyun-suk, outro influente produtor de K-pop da YG Entertainment, de 54 anos, nascido em Anguk-dong, bairro de Jongno-gu em Seul, capital do país asiático Coreia do Sul, viu um pequeno aumento na avaliação de suas ações, subindo 2,8% para 154 bilhões de wons. Além disso, o grupo de 30 magnatas em ações incluía o presidente do CJ Group, Lee Jay-hyun, e os sete membros do BTS.

Legenda Destaque: Bolsa de Valores de Yeouido (1984). Reprodução/ krx.com.kr

Rolar para cima