Korean Magazine BR

K-League 1 começará em março

K-League 1 de 2024 começa com disputas eletrizantes em março

A K-League 1 terá seu início em março e a temporada já começa com uma grande rivalidade entre os campeões do último ano

Na última segunda-feira (15), a Professional Football League anunciou o calendário regular da K-League 1 de 2024. Além disso, também divulgou que a primeira partida do campeonato será entre Ulsan Hyundai, campeão da temporada passada, e Pohang Steelers, o segundo lugar. Assim, a partida da K-League 1 está marcada para acontecer no dia 1º de março. Posteriormente no mesmo dia, acontecerá uma partida entre Jeonbuk Hyundai e Daejeon Hana.

As partidas Gwangju FC-FC Seul, Incheon United-Suwon FC e Gangwon FC-Jeju United realizarão-se no dia 2 de março, respectivamente, nessa ordem. Por fim, no dia 3 de março acontecerá a última partida da “partida de abertura” da K-League 1, com um confronto entre Daegu FC e Gimcheon Sangmu.

Nesta temporada, 12 equipes participarão da disputa, com 198 jogos e, consequentemente, 33 partidas por equipe. Dessa forma, a definição da classificação final é de acordo com a rodada final (que são cinco jogos por equipe). 

O que é a K-League 1

Fundada em 1983, esta é a principal competição de futebol na Coreia do Sul. Originalmente, recebeu o nome Korean Super League, mas em 1998 passou a se chamar K-League 1. Esta liga está entre as mais bem sucedidas da Ásia, no entanto, o formato da competição não é o convencional que acontece no Brasileiro, Premier League e Europeu. 

O torneio divide-se em três turnos de pontos corridos. Ao final, as equipes dispõem-se em dois grupos: do primeiro ao sexto colocado e do sétimo ao décimo segundo. Em seguida, há uma fase de pós-temporada, também no formato de pontos corridos, onde as equipes classificadas nos grupos não podem passar pelo rebaixamento para o grupo inferior e vice-versa.


K-League 1
Deagu FC. Reprodução/K League

Ao término de todas as etapas, cada equipe terá jogado um total de 38 partidas, semelhante aos campeonatos nacionais com 20 times. Assim, o último colocado do grupo inferior é automaticamente rebaixado, dando lugar ao primeiro colocado da K League Challenge. O penúltimo colocado no grupo inferior disputa a permanência na primeira divisão com o segundo, terceiro e quarto colocados da K League Challenge.

Foto destaque: Ulsan Hyundai. Reprodução/K League United.

Rolar para cima