Korean Magazine BR

Baekhyun, Xiumin e Chen, membros do EXO-CBX. Reprodução/INB100

EXO-CBX abre novo processo contra SM Entertainment

A ação movida pela subunidade do grupo EXO marca uma nova etapa no embate judicial que vem acontecendo desde junho de 2023

Chen, Baekhyun e Xiumin, integrantes do EXO-CBX, abriram um processo contra a SM Entertainment nesta terça-feira (25). Segundo insiders da indústria musical coreana, a agência responsável pelas atividades dos três artistas fora do EXO, INB100, entrou com uma ação legal contra o diretor de Artista e Repertório da SM, Lee Sung-su, e o co-CEO, Tak Young-jun.

A acusação é de que a agência teria violado a lei da Coreia de Punições de Crimes Econômicos Específicos. Os membros alegam que a SM não cumpriu a promessa de que a INB100 pagaria uma taxa de 5,5% se escolhessem distribuir suas músicas pelo Kakao, que é acionista majoritário da SM. As empresas de fora do grupo Kakao devem pagar entre 15 a 20%. 

Como a SM não executou sua parte do acordo, a agência de Chen, Baekhyun e Xiumin defende que não deveria ser forçada a pagar a taxa de 10% para usar a propriedade intelectual do grupo, combinado feito no acordo que foi descumprido pela empresa detentora dos direitos do EXO. Os nomes “EXO” e “EXO-CBX” são parte da propriedade intelectual da SM.


Chen, Baekhyun e Xiumin. Reprodução/INB100
Chen, Baekhyun e Xiumin. Reprodução/INB100

O início do embate

A ação desta terça-feira não é a primeira que acontece entre o EXO-CBX e a SM Entertainment. No dia 1° de junho de 2023, Chen, Baekhyun e Xiumin anunciaram o encerramento do contrato com a empresa do qual fizeram parte por 11 anos. Na época, o advogado dos artistas, Lee Jae-hak, afirmou que a empresa havia se negado a fornecer informações precisas sobre os pagamentos recebidos desde a estreia do EXO em 2012. Além disso, ele também mencionou o tempo de contrato oferecido de 12 a 13 anos, quando o recomendado pelo governo coreano é de 7 anos. 

A SM negou todas as acusações e disse que providenciou informações mensalmente e sempre que solicitado. Também declarou que os integrantes receberam dados incorretos por parte de uma outra empresa que estaria tentando convencê-los a assinar um contrato. Apesar de não citar nomes, um canal de notícias divulgou que a SM mandou uma notificação à empresa Big Planet Made.

A Big Planet Made, ainda em junho de 2023, desmentiu a alegação de que Chen, Baekhyun e Xiumin teriam se encontrado com o rapper e produtor MC Mong, o qual a SM afirmou ser diretor da gravadora que desejava contratar os membros do EXO-CBX. Também declarou que MC Mong não faz parte da empresa e que entrariam com ações legais caso a SM continuasse com as acusações.

A disputa judicial continua

A SM Entertainment revelou em uma coletiva de imprensa realizada em janeiro deste ano a decisão de encerrar a exclusividade dos artistas. Assim, a gravadora permanece responsável pelas atividades do EXO, enquanto a INB100, empresa fundada por Baekhyun, passaria a gerenciar a carreira solo de Chen, Baekhyun e Xiumin.

Antes de abrir o processo, no dia 10 de junho a INB100 fez uma entrevista coletiva em Seul, acusando a SM de não cumprir o acordo sobre as taxas decidido anteriormente. Eles revelaram que encaminharam uma notificação formal à SM solicitando o cumprimento do acordo, mas não tiveram respostas em dois meses. Portanto, a agência de Chen, Baekhyun e Xiumin decidiu fazer a coletiva como uma forma de protesto.


Representantes da INB100 na coletiva de imprensa do dia 10 de junho. Reprodução/News1

Depois, no dia 13 ainda no mesmo mês, a SM iniciou um processo civil contra os membros do EXO-CBX, demandando que pagassem o percentual de 10% de direitos de uso. Segundo a gravadora, eles permitiram que outra agência gerencie os trabalhos solos de Chen, Baekhyun e Xiumin desde que pagassem a taxa. Com este novo processo do dia 25, o embate entre a subunidade do EXO  e a empresa ainda não teve uma conclusão.

EXO-CBX

O EXO-CBX é uma subunidade do grupo EXO, da SM Entertainment. Formada por Chen, Baekhyun e Xiumin, o boygroup estreou em outubro de 2016 com o mini álbum de cinco músicas “Hey Mama!”. O último trabalho dos três em conjunto foi a música Paper Cuts, lançada em 2019. No entanto, os três já atuam na indústria musical desde 2012, quando debutaram com o EXO. Além deles, fazem parte do grupo também Suho, Lay, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun.

Foto destaque: Baekhyun, Xiumin e Chen, membros do EXO-CBX. Reprodução/INB100

Rolar para cima