Coreia envia três alpinistas esportivos para as Olimpíadas de Paris
Coreia envia três alpinistas esportivos que garantiram suas vagas após a segunda etapa da Série Qualificatória Olímpica em Budapeste
A Coreia enviará três escaladores esportivos para as Olimpíadas de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. Os atletas são: Lee Do-hyun, Seo Chae-hyun e Shin Eun-cheol, cujo garantiram suas vagas após a segunda etapa da Série Qualificatória Olímpica em Budapeste, Hungria, encerrada no domingo. Lee venceu o Boulder Masculino e liderou uma competição com um total de 95 pontos em ambas as etapas da série. A atleta ficou em primeiro lugar em Xangai, na China, no mês passado, e em segundo em Budapeste, no fim da semana. A escalada esportiva, também tem data marcada de 5 a 10 de agosto.
Novos talentos coreanos brilham no cenário internacional dos jogos
As olímpiadas de Paris será a primeira vez que um jovem de 21 anos participará dos Jogos. Embora ele conheça bem o cenário internacional. Dessa forma, o atleta venceu o Boulder Masculino na Copa do Mundo de 2023 e ganhou a medalha de prata nos Jogos Asiáticos de Hangzhou no outono passado. Ele será acompanhado em Paris pela colega escaladora Seo, de 20 anos, única representante da Coreia no evento feminino.
Ademais, a companheira Seo ficou em quarto lugar geral na série de qualificação em duas partes, conquistando um total de 81 pontos. Ela ficou em segundo lugar na primeira mão em Xangai, mas terminou em quinto lugar em Budapeste. Será a segunda vez nas Olimpíadas. Sendo assim, ela terminou em oitavo lugar na escalada esportiva feminina em Tóquio. A atleta terminou nessa colocação,após um excelente desempenho na Copa do Mundo de 2019, onde venceu a competição principal aos 16 anos. Entretanto, será a primeira vez que ela competirá em uma Olimpíada. Sendo assim, onde a escalada de velocidade ocorre separadamente das categorias altamente técnicas de pedregulho e liderança, após uma decisão controversa de combinar as três em Tóquio.
Escalador Shin e B-boy garantem vagas olímpicas
Ainda que, a Coreia não conquistou medalha na escalada esportiva nas olimpíadas, Shin, de 25 anos, almeja mudar esse paradigma e será o único representante do país na escalada de velocidade depois de garantir uma vaga na competição masculina. Ele terminou uma série de qualificação em duas partes no 11º lugar, mas conquistou seu lugar por meio de realocação depois que os escaladores mais bem colocados foram inelegíveis para competir. Cada país pode ter no máximo dois atletas em cada competição.
Além dele, O B-boy Kim Hong-yul, mais conhecido como Hong 10, também se classificou para as Olimpíadas por meio da série classificatória, uma chance final para atletas de break, BMX estilo livre, skate e escalada esportiva para ganhar ingressos para Paris. Portanto, Hong 10 é uma lenda na cena do breakdance, conhecido por suas performances impressionantes e sua habilidade técnica.
Legenda destaque: O coreano Lee Do-hyun compete na categoria Escalada Esportiva Masculina Boulder e lidera a Série Qualificatória Olímpica no Campus Ludovica de Budapeste, Hungria, na quinta-feira. Reprodução/ AFP/YONHAP