Korean Magazine BR

Atletas coreanos farão candidatura final às Olimpíadas em Budapeste

Seo Chae-hyun e Hong 10 competem em Budapeste na Série Qualificatória Olímpica, em busca de garantir vagas para as Olimpíadas de Paris

Neste fim de semana a Coreia se inundará de esperança para as Olimpíadas de Paris, isso porque, nesses dias acontecerá o resultado de estrelas individuais fazendo suas ofertas finais para a competição em Budapeste, Hungria. A segunda etapa da Série Qualificatória Olímpica, dividida em duas partes, garantirá as inscrições para, sem dúvida, os esportes mais chamativos dos Jogos. Os astros coreanos, Seo Chae-hyun e Hong 10, estarão em Budapeste para somar mais pontos enquanto buscam garantir uma vaga em Paris. A série de eliminatórias começa em Budapeste na quinta-feira e vai até domingo.

Além disso, cerca de 460 atletas disputaram uma passagem para Paris por meio da Olympic Qualifier Series. O evento “estilo festival” que serve como classificatório para quatro modalidades – break, BMX estilo livre, skate e escalada esportiva. Entretanto, a Coreia não classificou nenhum atleta nas quatro categorias. A série, organizada pelo Comitê Olímpico Internacional, é a primeira do gênero e foi lançada antes das Olimpíadas de Paris.


Seo Chae-hyun e Hong 10 competem em Budapeste na Série Qualificatória Olímpica, em busca de garantir vagas para as Olimpíadas de Paris
O bicampeão mundial, Hong 10, em ação. Reprodução/ © Red Bull Content Pool

Ademais, é uma chance final para os atletas que ainda não garantiram uma vaga por outros caminhos. Sendo como uma vitória recente em um campeonato mundial ou um torneio de qualificação regional, conquistando em sua vaga. A primeira etapa da série aconteceu em Xangai, na China, no mês passado, com algumas atuações de destaque da delegação coreana. Os escaladores esportivos coreanos Lee Do-hyun e Seo Chae-hyun venceram como finais masculinas e femininas, respectivamente, enquanto o B-boy Hong 10 terminou a competição masculina em quarto lugar.

Breakdance em Paris

O estilo de dança Breaking, ou breakdance , está fazendo sua estreia olímpica neste verão depois de estrear como um evento nas Olimpíadas da Juventude de 2018 em Buenos Aires, Argentina. Um total de 32 B-boys e B-girls lutando pelo ouro em Paris, sendo 16 no torneio masculino e 16 na competição feminina. Os países podem ter no máximo dois representantes em cada concurso.


Seo Chae-hyun e Hong 10 competem em Budapeste na Série Qualificatória Olímpica, em busca de garantir vagas para as Olimpíadas de Paris
 Breaking. Reprodução/Olimpíadas de Paris

Dentre as estrelas da modalidade, o coreano Kim Hong-yul, também conhecido como B-boy Hong 10, obteve a melhor classificação entre os representantes da Coreia em Xangai, terminando em quarto lugar com 38 pontos.  Além disso, aos 40 anos, Hong 10 é o mais velho entre os que disputam uma vaga na competição masculina. Ele foi o único coreano a ganhar medalha nos Jogos Asiáticos de Hangzhou em 2022, ficando com a prata depois de perder a batalha final para o japonês Nakarai Shigeyuk, B-boy Shigekix, que conquistou a vaga na qualificação.  

Além de Hong 10, o coreano Kim Heon-woo, B-boy Wing, terminou sua corrida em Xangai em 11º lugar na competição masculina, com 30 pontos. Park In-soo, B-boy Kill, está em 30º lugar com 11 pontos. Na competição feminina, a coreana Jeon Ji-ye, B-girl Fresh Bella, terminou como eliminatórias de Xangai na 18ª colocação com 23 pontos, e Kwon Seong-hui, B-girl Starry, está em 30º com 11 pontos.

Escaladas esportivas nas Olimpíadas

As escaladas esportivas da Coreia também estão entre os favoritos para ganhar uma vaga em Paris, especialmente no evento combinado de boulder e lead. A escalada estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020, em 2021 , mas a Coreia ainda não conquistou medalha. Entretanto, este ano será a primeira vez que a escalada de velocidade será realizada separadamente das categorias altamente técnicas de boulder e lead, após uma decisão controversa de combinar as três em Tóquio.


Seo Chae-hyun e Hong 10 competem em Budapeste na Série Qualificatória Olímpica, em busca de garantir vagas para as Olimpíadas de Paris
Escalada Esportiva. Reprodução/ IFSC

A estrela do esporte

Além disso, a coreana Seo, de 20 anos, estará entre aqueles que buscam uma passagem por Paris em Budapeste e está competindo para se tornar um atleta olímpico duas vezes.  Ela terminou em oitavo lugar na escalada esportiva feminina em Tóquio. Classificação, após um excelente desempenho na Copa do Mundo de 2019, onde venceu a competição principal aos 16 anos. Ademais a divisão entre as categorias velocidade e boulder combinada e liderança é um bom sinal para Seo. A atleta chegou à final em Tóquio depois de liderar a tabela de qualificação para liderança e terminar o boulder em quinto, mas chegando em 17º lugar em velocidade.

A estrela Seo, está em segundo lugar no boulder e liderou a série de qualificação com 45 pontos após a primeira mão em Xangai, depois de vencer a final da liderança e terminar o evento de boulder em sétimo lugar. Além dela, o colega alpinista coreano Lee, de 21 anos, liderou a competição combinada com 50 pontos depois de vencer a final da liderança e terminar o boulder em quarto lugar. Chon Jong-won e Song Yun-chan também estão no concurso masculino, com Kim Ja-in, Seo Ye-joo e Sa sol inscritos no feminino. Entretanto, a Coreia é menos conhecida pela escalada de velocidade. Entretanto, Shin Eun-chol e Jung Yong-jun estão na qualificação masculina, e Jeong Ji-min está em quinto lugar na competição feminina, ao lado de Sung Han-areum e Noh Hee-ju .

Adolescentes no Skate Olímpico de Paris

Além do mais, o skate também está retornando como esporte olímpico depois de estrelar ao lado da escalada esportiva em Tóquio, mas a Coreia ainda não competiu na modalidade, não tendo enviado nenhum atleta nas competições masculina ou feminina em 2021. Ademais, tanto o parque de skate quanto o skate de rua estão retornando como categorias separadas em Paris.


Seo Chae-hyun e Hong 10 competem em Budapeste na Série Qualificatória Olímpica, em busca de garantir vagas para as Olimpíadas de Paris
Skatista nas Olimpíadas. Reprodução/Olympics

Entretanto, apenas dois skatistas coreanos estão disputando uma vaga em Paris nas eliminatórias, os adolescentes Cho Hyun-ju na competição de skate feminino de parque e Ha Si-ye no skate de rua feminino. A qualificação para o skate dependerá principalmente da posição de cada atleta no ranking mundial, sendo os pontos da série classificatória um fator secundário

BMX Livre

A Coreia não tem nenhuma inscrição nas competições masculinas ou femininas de BMX livre, que foi adicionada como disciplina olímpica para os Jogos de Tóquio em 2020. Esta modalidade, que combina manobras acrobáticas e técnicas em bicicletas especialmente projetadas, atraiu a atenção global com suas emocionantes exibições de habilidade e coragem. Apesar do crescente interesse pelo BMX livre em vários países, a Coreia ainda está desenvolvendo uma base sólida de atletas nesta disciplina.

Legenda destaque: Sede da Olimpíada de 2024. Reprodução/ESPN

Rolar para cima