Korean Magazine BR

Yoon Suk Yeol visitará Arábia Saudita e Catar

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, fará uma viagem de cinco dias para Arábia Saudita e Catar para estreitar laços econômicos e de segurança, informou seu escritório nesta quinta-feira (19)

Vice-Conselheiro de Segurança Nacional Principal, Kim Tae-hyo, divulgou que o presidente sul-coreano ficará em Riade, na Arábia Saudita, de sábado à terça-feira. Lá, vai acontecer uma cúpula e ele irá se encontrar com o Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud.

De Riade, Yoon seguirá para a capital do Catar, Doha, e ficará por lá de terça para quarta-feira, onde terá uma cúpula com o Emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani.

Firmando laços

Yoon Suk Yeol é o primeiro presidente sul-coreano a fazer uma visita a qualquer uma dessas nações. Esta visita vai acontecer em um momento delicado para o Oriente Médio, já que Israel está em conflito com o grupo de resistência Hamas.

A agenda de visitas para esses dois países está movimentada. Em Riade, o presidente sul-coreano participará de dois fóruns, um de investimentos Coreia do Sul-Arábia Saudita, e outro de tecnologia, com cientistas das duas nações e fará uma palestra para os estudantes da Universidade King Saud. 

Além disso, Yoon também participará de uma cerimônia que marca os 50 anos de cooperação entre os dois países. 

Em Doha, o presidente também realizará uma cúpula com o Emir do Catar. Além disso, ele visitará a Exposição Hortícola Internacional de 2023, visitando, principalmente, o pavilhão sul-coreano. Ainda, participará de um fórum de negócios com a presença de cerca de 300 líderes empresariais e visitará a Education City com jovens qataris.


Yoon Suk Yeol
Yoon Suk Yeol. Reprodução/SONG Kyung-Seok / POOL / AFP

Importância econômica

A Arábia Saudita e o Catar, juntos, correspondem a 38% das importações de petróleo bruto da Coreia do Sul e 21% das importações de gás.

Desse modo, Choi Sang-mok, secretário presidencial sênior de assuntos econômicos, disse que o presidente quer buscar maneiras de estabilizar o fornecimento de petróleo e gás, diante da crescente incerteza e volatilidade nos preços do petróleo devido às guerras na Ucrânia e em Israel.

Assim, a delegação que acompanhará Yoon nessa viagem conta com importantes nomes sul-coreanos. Entre eles Lee Jae-yong, presidente executivo da Samsung Electronics; Eui Sun Chung, do Hyundai Motor Group e Huh Tae-soo, do GS Group.

Foto destaque: Yoon Suk Yeol. Reprodução/Lee Young-ho/Sipa Press/Bloomberg News.

Rolar para cima