Korean Magazine BR

Yoon Suk Yeol pede ao Camboja medidas para proteger cidadãos

Yoon Suk Yeol destaca aumento de crimes contra seus compatriotas no Camboja e reforça parceria estratégica entre os países

Na quarta-feira (11), o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, se reuniu com Hun Sen, líder do Senado do Camboja, e solicitou a implementação de ações para combater crimes que têm como alvo cidadãos sul-coreanos no país do Sudeste Asiático, de acordo com informações divulgadas pelo gabinete presidencial.

Yoon realizou um encontro em Seul com o ex-primeiro-ministro do Camboja, no qual debateram formas de fortalecer os laços entre os dois países. Em particular, o presidente da Coreia pediu a Sen que preste atenção em responder e prevenir o aumento de crimes contra sul-coreanos que residem no Camboja nos últimos dias.


Yoon Suk Yeol
Hun Sen, líder do Camboja, ao lado do presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol. Reprodução/FRESH NEWS ASIA

Após a assinatura do acordo de parceria estratégica, Yoon deseja fortalecer os laços com o Camboja. Com a construção de uma ponte em Phnom Penh como exemplo, Hun Sen ressaltou a expectativa de que a Coreia do Sul, através de suas empresas, contribua para a modernização da infraestrutura cambojana.

Juntamente com a Coreia do Sul, Sen destacou a necessidade urgente de fortalecer o diálogo e a colaboração entre todas as partes envolvidas no conflito, com o objetivo de alcançar uma resolução pacífica e duradoura para a questão nuclear.

Parceria estratégica entre Coreia do Sul e Camboja

Em 16 de maio desse ano, as comunidades empresariais da Coreia do Sul e do Camboja discutiram a cooperação bilateral em áreas de tecnologias avançadas, incluindo fintech e desenvolvimento urbano, de acordo com um lobby empresarial de Seul.

O evento foi realizado em função da cúpula entre os líderes das duas nações que aconteceu no mesmo dia. Durante a cúpula, o presidente Yoon Seok Yeol e o primeiro-ministro cambojano da época Hun Manet decidiram formar uma parceria estratégica entre seus países e ampliar a colaboração em várias áreas.

Leia mais: Primeira-dama da Coreia deve evitar acusação no caso “bolsa Dior”

O fórum focou nas oportunidades de investimento no Camboja, destacando o ambiente de negócios e as oportunidades em diversos setores. Os bancos KB Kookmin Bank, Woori Bank e JB Financial Group, em colaboração com o Banco Central do Camboja, assinaram acordos que visam simplificar as transações financeiras internacionais.

O Ministro da Indústria da Coreia do Sul, Ahn Duk-geun, destacou a importância da cooperação em tecnologia industrial avançada e na luta contra as mudanças climáticas como pilares para fortalecer os laços econômicos entre os dois países.

Foto destaque: Yoon Suk Yeol ao lado de Han Sen. Reprodução/FRESH NEWS ASIA

Rolar para cima