“Universe Ticket” e “Fan Pick”: Novos programas de talentos impulsionam a globalização do K-pop
Emissoras sul-coreanas se unem a empresas de gerenciamento para criar novos grupos de K-pop e dar oportunidade a artistas de todo o mundo
Emissoras sul-coreanas estão se unindo a empresas de gerenciamento para criar novos programas de talentos impulsionam a globalização do K-pop, com o intuito de formar novos grupos musicais e abrir as portas para talentos de diversas nacionalidades. A onda do K-pop continua a varrer o globo, e dessa vez, uma série de programas em busca de talentos promete levar a música pop coreana a uma dimensão ainda maior.
A emissora SBS se juntou à empresa de gerenciamento de K-pop, F&F Entertainment, para dar vida ao programa de audições intitulado “Universe Ticket”. O objetivo é selecionar oito membros talentosos para integrar um novo grupo feminino, que receberá o apoio e representação da F&F por dois anos e meio.
A escala global do K-pop foi revelada quando garotas de 128 países se inscreveram para participar do programa. Com uma vasta gama de talentos, o produtor do “Universe Ticket”, Lee Hwan-jin, expressou surpresa e satisfação com o alcance global do K-pop. Ele acredita que esse programa será fundamental para consolidar ainda mais a base de fãs internacionais e impulsionar o gênero a novos patamares.
“Ficamos surpresos ao ver tantos candidatos. Pudemos perceber novamente a influência global do K-pop. Acreditamos que nosso programa ajudará o K-pop a ganhar uma base sólida para dar um salto ainda maior.”
Fan Pick
Além do “Universe Ticket”, outro programa de audições promete inovação e interatividade. Intitulado “Fan Pick”, o programa convida os fãs a assumirem o papel de “jogadores”, ou seja, os juízes responsáveis por selecionar os membros de um novo grupo de K-pop. O líder do grupo Super Junior, Leeteuk, foi escolhido para conduzir o programa, dada sua experiência como apresentador em diversos programas de variedades.
Olhando para o futuro, o canal a cabo Mnet já prepara o terreno para a estreia de um novo grupo feminino através do programa “I-LAND 2”, a sequência do bem-sucedido programa que deu origem ao grupo ENHYPEN em 2020. Com inscrições abertas até 6 de agosto, o programa aceita candidatas de todas as nacionalidades nascidas antes de 1º de janeiro de 2011.
Uma grande novidade é a presença do renomado produtor musical internacional Teddy Park, conhecido por seus sucessos com o grupo feminino BLACKPINK. Teddy será destaque no programa como “produtor mestre”, trazendo sua vasta experiência e talento para moldar o novo grupo feminino que emergirá do “I-LAND 2”.
WAKEONE Entertainment
O novo grupo feminino formado através do programa “I-LAND 2” terá a WAKEONE Entertainment como sua empresa de gerenciamento. Essa empresa já é conhecida por ser o lar do grupo masculino ZEROBASEONE (ZB1), formado no programa de busca de talentos da Mnet, “Boys Planet”.
Com uma série de programas de busca de talentos voltados para o K-pop, a Coreia do Sul se mantém como um celeiro de novos talentos e impulsionador da cultura pop global. A diversidade de nacionalidades e estilos musicais promete levar a música coreana a novas fronteiras, enquanto artistas de todo o mundo têm a oportunidade de brilhar sob os holofotes do K-pop. A estreia dos programas está prevista para os próximos meses.
Foto Destaque: Algumas das participantes do novo programa da SBS. Divulgação/SBS