Korean Magazine BR

Shanghai Shenhua x Pohang Steelers pela AFC Champions League.

Shanghai Shenhua vence Pohang Steelers de virada na AFC Champions League

O Pohang Steelers abriu o placar no primeiro tempo, mas sofreu com erros defensivos e não conseguiu manter a vantagem na etapa final

Nesta terça-feira, às 21h (KST), o Pohang Steelers enfrentou o Shanghai Shenhua no Estádio de Xangai, na China. Após um primeiro tempo equilibrado, os sul-coreanos viram sua vantagem inicial desaparecer e acabaram derrotados por 4 a 1. Apesar de um bom começo com o gol de Jorge Teixeira, o time do Pohang não conseguiu resistir à pressão e aos gols de André Luís, Cephas Malele (duas vezes) e Gao Tianyi.

O Shanghai Shenhua se impôs no segundo tempo, marcando três gols em um intervalo de menos de 20 minutos. O Pohang Steelers, que havia dominado o primeiro tempo e iniciado bem a segunda etapa, não conseguiu manter a vantagem e sofreu com a intensidade e a precisão do ataque adversário. As substituições e a gestão de faltas também foram fatores críticos para a derrota sul-coreana.


Jorge Teixeira marcou o gol do Pohang Steelers.
Jorge Teixeira marcou o gol do Pohang Steelers. Reprodução/AFC

Pohang Steelers desperdiça boas chances em um primeiro tempo equilibrado

O Pohang Steelers protagonizou um primeiro tempo agitado em sua partida contra o Shanghai Shenhua, mas não conseguiu converter suas oportunidades em gols. O time sul-coreano pressionou o adversário e criou boas jogadas, mas pecou na finalização, o que impediu que abrisse o placar na etapa inicial.

Logo aos 10 minutos, Kang Hyeon-Je fez uma ótima finalização de fora da área, exigindo uma defesa difícil do goleiro Yaxiong Bao. A pressão dos Steelers continuou, e aos 26 minutos, Jorge Teixeira desperdiçou uma chance clara de cabeça após cruzamento de Lee Tae-Seok, mandando a bola para fora. O camisa 9 foi um dos jogadores mais acionados, ganhando faltas importantes e tentando balançar as redes, mas a defesa do Shanghai Shenhua se manteve firme.

Entretanto, a equipe de Xangai não se deixou intimidar e também buscou o ataque em jogadas rápidas de contra-ataque. João Carlos Teixeira foi um dos destaques do Shenhua, participando de várias jogadas de bola parada e distribuindo passes perigosos, que colocaram a defesa dos Steelers em alerta. Aos 31 minutos, An Jae-Jun quase abriu o placar para o Pohang em uma jogada ensaiada, mas o goleiro chinês voltou a brilhar, impedindo o gol.

Por outro lado, o time do Pohang Steelers sofreu com faltas e cartões. Han Chan-Hee recebeu cartão amarelo por uma falta dura aos 45 minutos, prejudicando ainda mais o time em um momento importante do jogo. A falta de precisão nas finalizações e a forte marcação do adversário foram obstáculos que os Steelers terão que superar no segundo tempo se quiserem sair com a vitória.

No entanto, o Pohang teve seu melhor momento aos 37 minutos, quando Kang Hyeon-Je acertou o travessão em um chute potente de perna esquerda. A equipe demonstrou um bom volume de jogo, principalmente pelas laterais, com Lee Tae-Seok sendo um dos principais articuladores de jogadas.

Reviravolta e vitória do Shanghai Shenhua

A equipe sul-coreana, que havia terminado o primeiro tempo com uma vantagem promissora, não conseguiu manter o ritmo e viu o adversário crescer na partida. O segundo tempo começou com o Pohang em vantagem, após um gol de Jorge Teixeira aos 53 minutos. A equipe sul-coreana aproveitou um contra-ataque bem executado, com An Jae-Jun proporcionando a assistência para Teixeira finalizar no canto direito inferior. No entanto, essa vantagem foi efêmera.

O Shanghai Shenhua respondeu rapidamente, e aos 64 minutos, André Luís empatou a partida com um cabeceio preciso após cruzamento de Xu Haoyang. A partir desse momento, o Shenhua tomou conta do jogo. O aumento da pressão dos chineses resultou em mais gols: Cephas Malele marcou aos 71 minutos com um cabeceio em um cruzamento de Yang Zexiang, e ampliou a vantagem com um pênalti convertido aos 82 minutos, após revisão do VAR.

A equipe do Pohang Steelers não conseguiu se recuperar da pressão e, para piorar, sofreu um quarto gol aos 84 minutos, quando Gao Tianyi acertou um belo chute de fora da área no canto inferior esquerdo. O time sul-coreano tentou reagir, com Kim Jong-Woo e Lee Gyu-Baek desperdiçando oportunidades claras, mas a eficiência no ataque deixou a desejar.


Jogadores do Shanghai Shenhua comemorando gol.
Jogadores do Shanghai Shenhua comemorando gol. Reprodução/AFC

Além dos problemas em campo, o Pohang teve dificuldades com faltas e cartões. Lee Tae-Seok e Han Chan-Hee receberam cartões amarelos, o que prejudicou ainda mais a equipe, já sobrecarregada pela pressão do adversário. As substituições realizadas não conseguiram mudar o cenário do jogo e, apesar de algumas boas tentativas de finalização, como o chute de Jorge Teixeira que foi desviado aos 93 minutos, o Pohang não conseguiu evitar a derrota. O time chinês demonstrou uma boa leitura de jogo e aproveitou as oportunidades criadas, enquanto o Pohang Steelers lutou para manter a vantagem inicial e, no final, acabou sucumbindo a um adversário mais contundente.

Jogos seguintes

A equipe do Pohang Steelers jogará em casa no dia 22 de setembro, às 04h30 (BRA), contra o Gangwon, pela K League 1. Por sua vez, o Shanghai Shenhua entre em campo no sábado (21), às 09h (BRA), contra o Tianjin Jinmen Tiger, pela Superliga Chinesa.

Foto Destaque: Shanghai Shenhua x Pohang Steelers pela AFC Champions League. Reprodução/AFC

Rolar para cima