Korean Magazine BR

Samsung vê ações caírem após suposta falha de teste do HBM

As ações comerciais da Samsung tiveram uma queda após a agência Reuters divulgar suposta falha de testes em chips HBM 

Na última sexta-feira (24), a Samsung Electronics negou os boatos sobre relatórios de falha em testes de chips de memória HBM. As supostas falhas teriam acontecido devido a problemas de aquecimento e energia, durante os testes de qualificação com a Nvidia. De acordo com a empresa, os testes estão ocorrendo sem problemas e os chips HBM já possuem “vários clientes globais” mas, mesmo assim, suas ações caíram.

No comunicado divulgado pela Samsung Electronics, a equipe realiza testes rigorosos para medir a qualidade e o desempenho dos chips HBM. Além disso, a empresa explicou que os produtos estão passando por um processo de otimização das especificações, juntamente com seus clientes. Uma vez que, os chips de memória premium requerem personalizações, diferentemente dos chips já no mercado.

De maneira simples, os chips HBM funcionam como um prédio de vários andares, em que cada andar é um chip de memória. Dessa forma, empilhando as peças, é possível aumentar a capacidade de processamento dos dados. Esses mecanismos, geralmente, são direcionados a supercomputadores, que precisam processar muitas informações de forma rápida.


Samsung HBM
Detalhes do chip HBM. Reprodução/Samsung

Nesse sentido, a Samsung Electronics vem competindo com outros fabricantes para liderar esta tecnologia. No entanto, a empresa se vê no meio de algumas dificuldades, enquanto seu rival, SK hynix, obteve êxito. Assim, a SK hynix se tornou o principal fornecedor de HBM3 e HBM3E para uma grande empresa de chips de IA nos EUA.

Agilidade na Samsung

Com esta corrida tecnológica se intensificando, a Samsung tem agido com maior rapidez. Recentemente, houve uma troca de cargos dentro da empresa. Em que o chefe de departamento de chips foi substituído pelo vice-presidente. Ou seja, a Samsung Electronics está empenhada em competir com a concorrência.

Com a notícia de supostas falhas nos testes do HBM, as ações da Samsung caíram em 3,32%, somente no início da última sexta-feira, quando a notícia foi ao ar. Porém, a empresa conseguiu se recuperar e fechou suas ações em 75.900 won (aproximadamente R$ 283,73).

Foto destaque: Bandeira sul-coreana seguida da bandeira da Samsung. Reprodução/Jean Chung

Rolar para cima