Korean Magazine BR

Promotores solicitam mandados de prisão para Kakao

A empresa Kakao Entertainment recebeu diversos mandados de prisão para executivos e funcionários da empresa, por alegações de trapaça na aquisição da SM Entertainment.

Na sexta-feira (13), a Financial Supervisory Service, uma organização que cuida de finanças, alegou que a Kakao Entertainment tentou atrapalhar a oferta da HYBE para a compra da SM Entertainment. 

Em fevereiro deste ano, a HYBE fez uma proposta pública para as ações (partes da empresa) da SM Entertainment, a oferta era no valor de 120.000 Won (88,96 dólares americanos) por cada ação.

A Financial Supervisory Service alegou que a Kakao Entertainment investiu 240 bilhões de Won (177.922.080,00 dólares americanos), para evitar a concretização da compra pela HYBE. 

Os mandados de prisão foram expedidos porque essa atitude viola a Lei de Mercados de Capitais. E não para por aí, o agravante da situação foi que a Kakao não divulgou esse investimento e nem o seu valor, o que também viola essa lei. 

SM Entertainment e HYBE

SM Entertainment é uma das maiores e mais influentes empresas de entretenimento da Coreia do Sul. Ela é conhecida por lançar e gerenciar grupos musicais e artistas solo de grande sucesso, contribuindo para o fenômeno global conhecido como “Onda Coreana” (Hallyu).

Atualmente, a HYBE Corporation é líder em lucros no cenário do K-pop, movimentando bilhões de Wons, graças a artistas como BTS e TXT. 


Kakao
BTS. Reprodução/Twitter

Muitos acreditam que a compra das ações da SM, pela HYBE, traria pontos positivos para ambas as partes, mas funcionários da empresa de Lee Soo Man pensam o contrário. De acordo com o CFO da SM, Jang Cheol Hyuk, esse plano da é uma “aquisição hostil”. Em um vídeo, destacou pontos negativos para a SM e que só seriam lucrativos para a empresa compradora.

Dentre todos os exemplos citados, Jang destaca que os artistas da SM teriam que migrar de suas atuais plataformas para o Weverse. Além disso, a HYBE usaria o sistema de IPs da SM – o que seria lucrativo somente para eles, já que o atual sistema é terceirizado. Com isso, a HYBE também teria parte dos lucros dos times de marketing SM Brand e Dream Team, que são exclusivos da SM. 

E os artistas?

De acordo com os vídeos publicados pela SM Entertainment, é possível ver uma séria preocupação com seus artistas e grupos sendo “gerenciados” pela HYBE. A SM teme que seus idols sejam negligenciados, já que seriam artistas “secundários” de uma empresa que lucra com dois principais grupos: BTS e TXT.

Porém, a HYBE já se pronunciou e disse que respeita os artistas da SM e prestará o devido apoio para alavancar suas carreiras e promoções.

Foto destaque: Kakao Entertainment. Reprodução/Park Hyung-ki.

Rolar para cima