Korean Magazine BR

Emergência demográfica

Presidente declara “emergência demográfica” na Coreia do Sul

Presidente Yoon declara “emergência demográfica nacional” na Coreia do Sul devido à queda na taxa de natalidade

O presidente Yoon Suk Yeol declarou uma “emergência demográfica nacional” na Coreia hoje (19). Ele fez o anúncio durante uma reunião no Centro de P&D da HD Hyundai em Seongnam, Gyeonggi, comprometendo-se a superar a crise da baixa natalidade. Yoon presidiu a reunião do Comitê Presidencial sobre a Sociedade Envelhecida e a Política Populacional. Ele abordou a baixa taxa de fertilidade e a diminuição da população. “A partir de hoje, declaro oficialmente uma emergência demográfica nacional“, disse Yoon. Além disso, ele anunciou a ativação de um “sistema de resposta total intergovernamental” para combater a baixa natalidade.

Atualmente, a taxa de fertilidade da Coreia está em 0,76, a menor da história. Esse número está bem abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 1,59. O país precisa de uma taxa de 2,1 nascimentos por mulher para manter sua população atual de 51 milhões. No entanto, a taxa de natalidade deve cair para 0,68 ainda este ano.


Medidas da “emergência demográfica” tentará mudar a tendência atual. Reprodução/Genera

Principais medidas a serem tomadas

Portanto, Yoon enfatizou que a crise populacional é a maior dificuldade que a sociedade coreana enfrenta atualmente. Ele destacou três áreas principais de foco: equilíbrio entre trabalho e vida familiar, melhor cuidado infantil e habitação acessível. O governo está trabalhando para aumentar a licença parental, incluindo para os pais. O objetivo é aumentar a taxa de licença-paternidade dos atuais 6,8% para 50% dentro do mandato de cinco anos de Yoon. Além disso, pretende-se aumentar o pagamento da licença parental para 2,5 milhões de wons por mês nos primeiros três meses.


Nos meses seguintes, o valor diminuirá para 2 milhões de wons e, depois, para 1,6 milhão de wons. O governo também dobrará a licença-paternidade de 10 para 20 dias. Ademais, introduzirá um sistema de licença parental de duas semanas para dar aos pais mais flexibilidade. O governo também planeja promover horários de trabalho mais flexíveis e aumentar os subsídios para empregadores que contratam substitutos temporários.

Yoon prometeu aumentar o apoio ao cuidado infantil e expandir os programas de contraturno nas escolas primárias. Isso inclui oferecer educação e cuidado infantil gratuitos para crianças de três a cinco anos. Assim, todos os alunos do ensino fundamental terão acesso ao programa Neulbom School. Este programa integra cuidado infantil e educação antes e depois das aulas.

Além disso, Yoon prometeu converter o sistema de cuidado infantil em um sistema público até 2027. O estado assumirá total responsabilidade pelo cuidado das crianças até os 11 anos de idade. O governo priorizará a alocação de habitação para famílias com recém-nascidos e casais recém-casados terão acesso a empréstimos de baixo juros.

Foto destaque: o número de nascimentos caiu e continua caindo. Divulgação/Rosa azul

Rolar para cima