Korean Magazine BR

Presidente da Coreia do Sul faz visita ao Museu Hangul

Apenas quatro dias antes do Dia do Hangul, o presidente Yoon Suk Yeol fez uma visita surpresa no Museu Hangul, em Seul, nesta quinta-feira (5)

A visita tinha o objetivo de observar a história do alfabeto coreano, que está exposta no Museu Hangul (que leva o mesmo nome do alfabeto). Além de admirar a exposição, o presidente tirou fotos com dois grupos de crianças que estavam fazendo visitas ao museu.

Na sala de exibições, entre outros artefatos que estão no museu, há uma coleção de cartas escritas pelo Rei Jeongjo, da Dinastia Joseon, em hangul e um rascunho do primeiro dicionário coreano, de acordo com o porta-voz do presidente.

Durante a visita, Yoon afirmou que o hangul serviu como pilar para a prosperidade da nação. Segundo ele, o alfabeto desempenhou uma grande ajuda para a Coreia do Sul se tornar uma potência de Tecnologia de Informação.

Ao contrário do preconceito geral de que era usado apenas por pessoas de baixa posição ou mulheres, o hangeul era um alfabeto igualmente usado por pessoas de várias classes, desde o rei até o servo.”, acrescentou.


Presidente
Museu Hangul. Reprodução/Blog do Coreano Online

A História do Hangul

O hangul é um sistema de escrita coreano, criado pelo Rei Sejong, durante a dinastia Joseon na Coreia, em 1446. Foi projetado para ser uma forma de escrita mais acessível e eficaz do que os sistemas anteriores que eram baseados em caracteres chineses, logo, sendo acessível para o aprendizado coreano.

E então, o Rei Sejong reuniu um grupo de estudiosos e linguistas para desenvolver um novo sistema de escrita que representasse os sons da língua coreana de maneira mais direta e precisa.

Assim, o Dia do Hangul, celebrado em 9 de outubro, marca a promulgação oficial do Hangul em 1446 e é uma data importante na Coreia.

Foto destaque: Museu Hangul. Reprodução: Best Korea Tour Agency

Rolar para cima