Popularidade do J-Pop tem crescido na Coreia do Sul
Venda de ingressos para o show da dupla YOASOBI esgotaram em um minuto, o que mostra o crescimento e sucesso do J-Pop na Coreia do Sul
Atualmente, a popularidade do J-Pop, como é chamada a música pop japonesa, está crescendo bastante na Coreia do Sul. Semanalmente, ao menos um artista ou grupo japonês está se apresentando na Coreia, incluindo shows solo e participações em festivais. Mais de 20 shows solo estão programados até o final deste ano, dentre eles artistas mais conhecidos e músicos de nicho.
Um exemplo do sucesso do J-Pop é o caso de Chang Ji-yoon, uma trabalhadora de escritório de 20 anos, que conseguiu comprar um ingresso para o show da dupla pop japonesa YOASOBI, que ocorrerá em dezembro, na Coreia do Sul. Segundo Chang: “Eu entrei logo no início da venda, mas meu número na fila de espera era acima de 4.000, então só consegui um ingresso cancelado“, disse.
A venda das entradas para o show da dupla japonesa, que foi considerada uma “guerra de ingressos“, é um exemplo do que é chamado de “picketing”, por conta da enorme competição. As primeiras e segundas rodadas de ingressos do show esgotaram um minuto após o início das vendas, o que mostra a grande demanda para ver a dupla e a disputa pelas entradas deste evento.
Mais sobre os shows
Por conta do aumento no número de frequentadores de shows, é necessário aumentar o tamanho dos locais que esses eventos ocorrem. Em dezembro, o cantor japonês Fujii Kaze se apresentará no Gocheok Sky Dome, em Seul, que tem capacidade para 20.000 pessoas. Com isso, será a primeira vez que um artista japonês se apresentará no local. Outros artistas japoneses, dentre eles X Japan, Namie Amuro, L’Arc-en-Ciel e KAT-TUN, já fizeram shows no Olympic Park KSPO Dome, antiga Arena de Ginástica, em Seul, que tem capacidade para 10.000 pessoas.
Além disso, os shows de artistas japoneses tem acontecido com mais frequência. YOASOBI, que ganhou destaque com a música “Idol”, tema do anime “Oshi no Ko” (2023), fez sua primeira apresentação na Coreia do Sul em dezembro de 2023. Desde então, fez outro show no Weverse Con Festival, em junho de 2024, e fará outro em dezembro, na Incheon Inspire Arena, que tem capacidade para 12.000 pessoas.
Outros casos
A banda japonesa Official Hige Dandism, se apresentou na Coreia do Sul, em 2016, para 500 pessoas. Em 2024, a banda tocará no KINTEX Hall 5, em Goyang, que tem capacidade para 10.000 pessoas. Os ingressos se esgotaram imediatamente após o início das vendas. Além disso, será realizado o festival “Wonder Rivet“, que está programado para ocorrer entre os dias 8 e 10 de novembro, no KINTEX, e contará com mais de 20 artistas japoneses. Dentre eles, o girlgroup AKB48, a cantora MIREI, a banda de rock Saucy Dog e o girlgroup Atarashii Gakko, que se apresentarão com artistas coreanos.
J-Pop na Coreia
Apesar da música japonesa representar cerca de 1% do mercado musical coreano atualmente, esse estilo está se expandindo rapidamente, em especial, entre pessoas com idades entre 10 e 30 anos. A indústria musical japonesa resistia em adotar serviços de streaming, por conta da preocupação com a queda nas vendas de CDs. Porém, recentemente, se tornou mais ativa na disponibilização digital das músicas.
Dessa maneira, essa mudança, em conjunto com a maior exposição do J-Pop em plataformas de áudio e vídeo como o YouTube, o TikTok e o Instagram Reels, aumentou significativamente a visibilidade desse estilo musical. De acordo com a plataforma de música sul-coreana Genie Music, o número de streams de J-pop dobrou em 2023, em comparação com o ano anterior.
Foto destaque: Fujii Kaze e MIREI, cantores japoneses. Reprodução/ Divulgação/ Instagram/ @fujiikaze/ @mireinyc