Korean Magazine BR

Plano

“Plano 75” aborda o envelhecimento da população e o etarismo

O filme japonês “Plano 75”, aborda o envelhecimento da população no Japão, além de trazer como pauta o etarismo muito presente atualmente

O filme se passa em um Japão distópico, onde um programa governamental chamado “Plano 75” incentiva os idosos a serem voluntariamente sacrificados como solução para lidar com o envelhecimento da sociedade. Sendo assim, uma senhora idosa cujos meios de sobrevivência estão acabando devido a idade, um vendedor do Plano 75 pragmático e uma jovem trabalhadora filipina precisam enfrentar escolhas entre a vida e a morte.

A forma como a diretora, Chie Hayakawa, trouxe os idosos para o plano principal foi certeira, pois o longa mostra com outros olhos a realidade dessas pessoas muitas vezes escanteada, já que algumas produções asiáticas trabalham o idoso de forma rasa e estereotipada como os avós.

O filme além de abordar sobre abordar a pessoa idosa da forma mais delicada e pontual; ao mesmo traz como pauta o etarismo, um preconceito devido a idade, sendo um dos focos principais do longa, mostrando o incomodo das pessoas mais velhas ao serem tratadas como um bebê por terem uma idade mais avançada, entretanto isso não faz dele ser menos entendida e ágil como um jovem.


Trailer do filme “Plano 75”. Reprodução/Sato Company

“Plano 75” pode se dizer que possui um suspense disfarçado, pois em alguns momentos do longa nos deparamos com momentos de tensão que envolve todos na sala de cinema, um ponto muito bem trabalhado pela diretora Chie Hayakawa, além da boa atuação dos atores.

Atual e necessária

Apesar do seu lançamento ter sido em 2022 o assunto abordado no filme é muito atual, sendo algo que deve e precisa ser discutido pelos governos do mundo todo. Mesmo que o governo tente um jeito para tornar a população mais jovem, é preciso encontrar um meio para cuidar dos idosos.

Além disso, o longa passa a impressão de uma crítica para o governo, mostrando o que ele talvez pensasse me fazer com os idosos, porém mostra também que eles sentem vontade de viver e que querem ver coisas novas apesar da idade avançada, pois apesar de tudo eles continuam tendo sentimentos e suas vontades.

O filme “Plano 75” estreia nesta quinta-feira (25), nos cinemas brasileiros.

Foto destaque: Frame do filme “Plano 75”. Reprodução/Sato Company

Rolar para cima