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Cena da comédia coreana "Pilot" para divulgação do filme.

‘Pilot’ lidera bilheteria e mostra potencial de diretoras no cinema coreano

A comédia “Pilot” já atraiu mais de 3 milhões de espectadores até 13 de agosto, tornando-se o filme coreano de maior bilheteria do verão

A comédia “Pilot”, que estreou no último dia 31, já atraiu mais de 3 milhões de espectadores até 13 de agosto, tornando-se o filme coreano de maior bilheteria do verão e o terceiro de maior bilheteria do ano. Esse sucesso é atribuído à combinação da performance espirituosa de Jo Jung-suk e à direção habilidosa de Kim Han-gyeol (Crazy Romance).

No entanto, seu êxito estabelece também outro marco. “Pilot” é o terceiro filme de sucesso dirigido por uma mulher este ano a dar lucros. Os dois primeiros foram “Citizen of a Kind“, dirigido por Park Young-joo, e “Following“, com direção de Kim Se-hwi. Para se ter uma ideia da dimensão, os três filmes juntos já reuniram mais de 6 milhões de espectadores até o momento. 

Em uma indústria, onde filmes comerciais dirigidos por mulheres ainda são raros, essa conquista ganha um valor ainda mais significativo. Espera-se que o sucesso desses títulos incentive a indústria cinematográfica a olhar mais para essas artistas, que tradicionalmente costumam ser marginalizadas no cinema convencional. Porém, embora os avanços na presença de mulheres como diretoras no mercado comercial sejam recentes, o mesmo não pode ser dito no setor cinematográfico independente.

Diretoras e a cena cinematográfica independente

Embora as diretoras tenham oportunidades limitadas no cinema comercial, elas já estão presentes no setor cinematográfico independente há algum tempo. É possível observar isso na participação constante delas na premiação “Wildflower Film Awards”, que foca em filmes com orçamentos abaixo de 1 bilhão de wons. De 2021 até a premiação de 2023, três filmes dirigidos por mulheres ganharam o Grande Prêmio do Festival (sendo uma delas, uma vitória conjunta com um diretor homem).

Cena do filme “Soup and Ideology”, dirigido por uma mulher e premiado no “Wildflower Film Awards”. Reprodução/London Korean Links

A disparidade entre filmes comerciais e independentes também pode ser observada no relatório do Korean Film Council. De acordo com esses dados, de 183 filmes nacionais lançados em 2023, apenas 49 foram dirigidos por mulheres, e entre eles, somente um era comercial. Além disso, considerando que atualmente apenas 91 dos 550 membros efetivos do Sindicato dos Diretores da Coreia são mulheres, isso demonstra como o número de filmes comerciais dirigidos por mulheres ainda é desproporcionalmente baixo.

“Diretoras têm pontos fortes, como lidar com histórias de forma profunda, mas muitos investidores e produtoras ainda questionam se elas têm habilidade para trabalhar com filmes comerciais.” 

Shim Jae-myung, CEO da Myung Films, via Korea Times.

O Teto de Vidro irá permanecer?

A expectativa é que o sucesso de filmes, como “Citizen of a Kind“, Following” e “Pilot“, represente um ponto de virada na indústria cinematográfica. Nesse sentido, a esperança é que isso colabore na redução das dúvidas sobre a capacidade das diretoras e que crie mais oportunidades para essas profissionais. 

Pilot
Ra-Mi-ran e Yeom-Hye-an em cena do filme “Citizen of a Kind”. Reprodução/ C-JeS Studios.

“Diretoras podem desenvolver novas narrativas por meio de personagens femininas, diferentes dos filmes comerciais dominados por homens, o que impactará positivamente a indústria cinematográfica”.

Kim Sun-ah, Presidente da organização Women in Film Korea, via The Korea Times.

No entanto, alguns argumentam que o “Teto de Vidro” ainda existe para diretoras, principalmente quando se considera produções de grande escala. Tanto “Pilot” quanto os outros dois filmes mencionados têm orçamento abaixo de 10 bilhões de wons. Sendo assim, ainda que o sucesso de bilheteria desses longas-metragens seja extremamente relevante, esse é apenas um passo rumo à equidade na indústria cinematográfica.

“O Teto de Vidro só realmente desaparecerá quando as diretoras assumirem regularmente produções de larga escala. Também é crucial criar um ambiente em que as cineastas possam se estabelecer no set, incluindo a implementação de medidas práticas para prevenir assédio sexual.”

Kim Sun-ah, Presidente da organização Women in Film Korea, via The Korea Times.

Até o momento, o primeiro e único filme comercial dirigido por uma mulher com um orçamento acima desse valor é “The Point Men” (2023). Um grande marco que precisa se tornar mais comum para que o Teto de Vidro seja enfim quebrado. 

Foto Destaque: Comédia Coreana “Pilot”. Reprodução/ Courtesy of Lotte Entertainment.

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