Partido Democrático conquista vitória esmagadora em eleições gerais na Coreia do Sul
O Partido Democrático manteve a maioria dos 300 assentos na Assembleia Nacional da Coreia
Nesta quinta-feira (11), a Comissão Nacional Eleitoral da Coreia do Sul, divulgou que o Partido Democrático (PD) liderou 161 dos 245 distritos regionais, enquanto o Partido do Poder Popular (PPP) alcançou apenas 90 distritos. Dessa forma, o PD, em conjunto com seu partido satélite Partido Democrático Unido (PDU), garantiu 175 assentos. Ao passo que, o PPP, apenas 108.
Essa foi a eleição legislativa com a maior participação popular em 32 anos na Coreia do Sul. Cerca de 67% da população esteve presente para realizar seu voto, o que significou um pequeno aumento em relação às eleições de 2020. Assim, o atual presidente Yoon Suk Yeol (PPP) tornou-se ineficaz para a última metade do mandato, não alcançando os 120 assentos mínimos para bloquear os projetos de lei do Partido Democrático.
Ainda de acordo com a Comissão Nacional Eleitoral, o PD garantiu 102 dos 122 assentos metropolitanos, venceu em 37 dos 48 distritos em Seul, assim como em 53 dos 60 em Gyeonggi e 12 dos 14 em Incheon. Além disso, o PD também derrotou o PPP na região de Chungcheong, o que significa que o Partido do Poder Popular perdeu em todos os nove distritos em Daejeon e Sejong.
Próximos passos
A nova Assembleia Nacional, que acontecerá em breve, pode passar por um impasse. Uma vez que seria incapaz de aprovar legislação ou projetos orçamentários sem a aprovação do Partido Democrático. O que, dessa forma, pode fazer com que mais partidos opositores façam interrupções e votos contrários.
Em seu comitê de campanha em Incheon, o líder do PD, Lee Jae-myung, afirmou que a escolha dos eleitores ainda é um “julgamento da administração de Yoon Suk Yeol.” Completou dizendo que fará o seu melhor para que os assuntos necessários no país não regressem, para que a Coreia do Sul possa seguir em direção a um futuro promissor.
Lee Jae-myung, vencedor das eleições legislativas
Lee ingressou na arena política em 2005, lançando-se em várias eleições sem conseguir vitórias. No entanto, em 2010, ele alcançou sua primeira conquista ao ser eleito prefeito de Seongnam. Sua popularidade continuou a crescer, levando-o a ser reeleito em 2014. Assim, quatro anos depois, Lee renunciou ao cargo para concorrer, com sucesso, ao posto de governador da província de Gyeonggi.
Posteriormente, Lee Jae-myung lançou sua candidatura à presidência em 2022, emergindo como o candidato escolhido pelo Partido Democrático. Embora tenha ganhado a indicação do partido, enfrentou uma derrota por uma margem estreita para Yoon Suk-yeol nas eleições gerais. No entanto, apesar deste revés, ele persistiu na política e foi eleito para a Assembleia Nacional. Assim, sua ascensão no PD foi notável e logo se tornou o líder do partido.
Porém, ainda no início deste ano, enquanto realizava uma visita política em Busan, um cidadão opositor esfaqueou Lee no pescoço. Ele foi encaminhado para o hospital, onde passou por cirurgias e se recuperou em casa.
Foto destaque: Líderes do Partido Democrático na última Assembleia Nacional. Reprodução/Chung Sung-Jun