Korean Magazine BR

NCT: SM Entertainment afirma que contratos não expiram este ano

Com a maioria dos membros do NCT se aproximando do sétimo aniversário de sua estreia este ano, a SM Entertainment comentou sobre a duração dos contratos dos artistas. A empresa informou que os contratos dos 20 membros do grupo não chegarão ao fim este ano.

Apesar do fato de que 14 deles – Taeil, Taeyong, Doyoung, Ten, Jaehyun, Mark, Yuta, Winwin, Haechan, Renjun, Jeno, Jaemin, Chenle e Jisung – estão chegando ao sétimo ano. A duração estendida dos contratos causou surpresa levando em consideração a recente proibição dos “contratos de escravos” na indústria do K-pop.

De acordo com a agência, os contratos foram estendidos para levar em consideração o serviço militar obrigatório e as atividades promocionais internacionais dos membros. Embora a data exata de término varie para cada membro, nenhum deles terá seu contrato encerrado neste ano.


Integrantes do NCT. Reprodução/SM Entertainment
Integrantes do NCT. Reprodução/SM Entertainment

Essa extensão dos contratos gerou preocupações entre os fãs, uma vez que é comum os ídolos assinarem contratos de sete anos após a proibição dos “contratos de escravos”. A longa duração dos contratos do NCT levantou questionamentos sobre a conformidade com as novas regulamentações.

A preocupação aumentou ainda mais devido à recente negociação prolongada entre a YG Entertainment e os membros do BLACKPINK, outro grupo que estreou no mesmo ano que o NCT. Essa situação levantou dúvidas sobre a gestão dos contratos na indústria do K-pop.

Explicação da SM

Um representante da SM Entertainment explicou que, na época em que o NCT assinou seus contratos, considerou-se fatores como o alistamento militar obrigatório e as atividades internacionais dos membros. Portanto, os períodos de contrato foram estabelecidos como mais longos do que o habitual de sete anos.

“Embora haja uma diferença entre os membros individuais, nenhum contrato de membro terminará este ano”, afirmou o representante. “Todos os contratos dos membros terminarão a partir do final do próximo ano”, esclareceu.

Atualmente o NCT possui 20 membros, sendo eles: Taeyeong, Taeil, Johnny, Yuta, Kun, Doyoung, Ten, Jaehyun, WinWin, Jungwoo, Mark, Xiaojun, Hendery, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, YangYang, Chenle e Jisung. Três membros deixaram o grupo em 2023: Lucas, Shotaro e Sungchan.


Lucas, Shotaro e Sungchan, membros que deixaram o NCT em 2023. Reprodução/Google
Lucas, Shotaro e Sungchan, membros que deixaram o NCT em 2023. Reprodução/Google

Os integrantes são divididos em cinco sub-units:

Doyoung, Jungwoo, Mark, Xiaojun, Jeno, Haechan, Jaemin, YangYang e Shotaro (Shotaro não faz mais parte do grupo)NCT U: Não possui membros fixos, o último lançamento aconteceu em 2021

Taeyeong, Taeil, Johnny, Yuta, Doyoung, Jaehyun, Jungwoo Mark e Haechan: NCT 127

Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung: NCT Dream

Kun, Ten, WinWin, Xiaojun, Hendery e YangYang: WayV

Doyoung, Jaehyun e Jungwoo: DOJAEJUNG

Outro grupo da SM Entertainment, o EXO, também enfrentou situações contratuais recentemente. Três membros do EXO – Baekhyun, Xiumin e Chen – manifestaram sua intenção de rescindir o contrato com a agência, buscando maior transparência e uma melhor distribuição de renda. No entanto, os três decidiram cancelar o processo e optaram por continuar na empresa.

Na semana passada, três membros do Super Junior – Donghae, Eunhyuk e Kyuhyun – rescindiram seus contratos com a SM.

Foto Destaque: NCT Dream, NCT 127 e WayV. Reprodução/Divulgação/SM Entertainment

Rolar para cima