Leeum: Museu restaurará obras coreanas de fora do país
Obra em referência a Governador será a primeira a passar por restauração
A Fundação Samsung de Cultura agirá juntamente com instituições culturais estrangeiras para restaurar artefatos do patrimônio coreano. Museu Leeum restaurará as obras, anunciou a fundação na quarta-feira.
A obra “Banquete para o Governador de Pyeong-an”, de propriedade do Museu Peabody Essex em Massachusetts, está atualmente em restauração, e será a primeira. A tela dobrável do século 19 retrata um banquete oferecido pelo governador da província de Pyeongan àqueles que passaram no concurso especial para o serviço público da província.
A colaboração
A parceria com instituições culturais faz parte de um memorando de entendimento assinado entre a Samsung Foundation of Culture e a Overseas Korean Cultural Heritage Foundation em setembro. Em suma, a seleção da pintura aconteceu por um comitê de especialistas culturais formado pela fundação patrimonial.
Após conclusão da restauração em Leeum, a obra retornará ao Museu Peabody Essex em março de 2025, tornando-se uma peça importante na galeria coreana do museu. A inauguração será em maio do mesmo ano.
A tela é a primeira peça do patrimônio cultural coreano vinda do exterior para restauração por um museu privado na Coreia do Sul. Segundo disse, primeiramente, a Fundação Samsung de Cultura.
Leia Mais: Seul será a “cidade da luz” no Festival de Inverno 2023
“Continuaremos preservando a herança coreana com nossas próprias técnicas e conhecimento com a finalidade de contribuir para a difusão da excelência das obras culturais coreanas”, disse o CEO da Fundação Samsung de Cultura, Lyu Moon-hyung.
Para quem quiser visitar as obras que contam no acervo do Museu Leeum, é só acessar o site leeumhoam.org. Os direitos são reservados à instituição.
Foto destaque: “Banquete para o Governador de Pyeong-an” / Fundação Samsung de Cultura