Korean Magazine BR

‘Black Rubber Shoes’: Ministério pede a editora que pague os criadores originais

O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo solicitou na segunda-feira que uma editora local pague uma parte dos lucros da série de desenhos animados “Black Rubber Shoes” aos cartunistas originais.

De acordo com a ordem feita pelo ministério, a editora Hyungseul deve pagar uma quantia justa dos lucros que a editora obteve para o cartunista Lee Yoo-young de “Black Rubber Shoes” e seu irmão e co-criador Lee Woo-jin.

Ao revisar o contrato entre os dois detentores dos direitos autorais de ‘Black Rubber Shoes’, encontramos conteúdo injusto que vai contra a lei em relação à proteção dos direitos dos artistas”, disse o ministro da Cultura, Park Bo-gyoon, por meio de um comunicado à imprensa na segunda-feira.

Em março, o ministério formou uma equipe de investigação como uma resposta a petição da Associação Coreana de Cartunistas, cerca de duas semanas depois que Lee Yoo-young morreu por suicídio. A família de Lee disse que ele estava passando por um momento de dificuldades devido a um processo judicial com a editora sobre os direitos autorais do desenho.


Trecho da série de TV ‘Black Rubber Shoes'(Foto: Reprodução/YouTube)

De acordo com o ministério, a editora não dividiu os lucros apropriados de nenhuma das obras secundárias de “Black Rubber Shoes” com os dois irmãos, alegando que o contrato comercial original assinado em 2008 não inclui as obras secundárias.

Os cartunistas originais receberam um total de 12 milhões de won (US$ 9.200, na cotação atual) desde a primeira exibição dos desenhos animados em 1992, embora o desenho tenha sido desenvolvido em vários trabalhos secundários, incluindo também uma série animada de TV.

O contrato favoreceu fortemente a editora, onde lhes concedia direitos comerciais exclusivos para o desenho, ao mesmo tampo que sobrecarregava os cartunistas com penalidades injustas, de acordo com o ministério.


Cena do desenho sul-coreano (Foto: Reprodução/Divulgação)

O ministério instruiu a editora a alterar o contrato comercial original com os cartunistas, para garantir que os lucros derivados de qualquer trabalho secundário do desenho animado e os direitos autorais originais, incluindo também qualquer lucro futuro que possam vir, vão para os criadores originais.

“Black Rubber Shoes” é um programa de televisão animado coreano para crianças. As histórias se passam na cidade de Seul nos anos sessenta/setenta do século XX. O título refere-se ao gomusin preto, sapatos feitos de borracha que as crianças costumavam usar porque eram baratos e duravam muito tempo.

Foto destaque: Cena do desenho sul-coreano “Black Rubber Shoes”. (Reprodução/Divulgação)

Rolar para cima