![Kakao](https://i0.wp.com/koreanmagazinebr.com/wp-content/uploads/2023/11/download.png?fit=311%2C162&ssl=1)
Kakao corp. está encurralada pela promotoria sul-coreana
A promotoria sul-coreana agiu contra a Kakao Corp. pelas acusações de manipulação de ações na aquisição da SM Entertainment
As investigações em torno do caso de manipulação de ações da SM Entertainment por parte da Kakao Corp. se intensificaram. Além disso, nesta quarta-feira (22), a promotoria expediu um mandado de busca e apreensão nos escritórios da Kakao em Pangyo, na cidade de Seongnam. Dessa forma, a promotoria busca encontrar evidências relacionadas ao caso.
Ainda, o Serviço de Supervisão Financeira (SSF) da Coreia do Sul recomendou o indiciamento de várias figuras centrais do caso. A recomendação foi de que a promotoria indiciasse Kim Beom-su, fundador da Kakao, e Hong Eun-taek, atual CEO da empresa. Além deles, também tiveram seus nomes citados os co-CEOs da divisão de entretenimento da Kakao, Lee Jin-soo e Kim Sung-soo. Outros que também podem aparecer no caso são os advogados que atenderam a empresa aconselhamento legal.
![](https://i0.wp.com/koreanmagazinebr.com/wp-content/uploads/2023/11/download-1-2.jpg?resize=275%2C183&ssl=1)
As acusações
As investigações acontecem em torno da suspeita de que a empresa tenha inflacionado o preço das ações da SM Entertainment, uma gigante do agenciamento no mundo do K-pop. Essa jogada por parte da Kakao foi uma tentativa de frustrar a aquisição da SM Entertainment pela HYBE, uma das maiores empresas da Coreia do Sul no meio do entretenimento.
As alegações são de que a Kakao tenha colaborado com um operador de fundos de capital privado para injetar aproximadamente 240 bilhões de wons (cerca de R$ 900 milhões) e aquecer o mercado. Dessa forma, o valor de 120 mil wons por ação que a HYBE ofertou para acionistas menores foi superado. Eventualmente a HYBE anunciou que a interrupção do processo de aquisição da SM, permitindo que a Kakao e sua subsidiária garantissem algo próximo de 40% de participação nas ações da SM Entertainment, ganhando controle de gestão.
A Kakao também enfrenta a acusação de não cumprir com a obrigação de fornecer os dados requisitados com relação à aquisição de ações da SM.
Foto destaque: Kakao Entertainment (Reprodução/ Divulgação)