Korean Magazine BR

Justiça condena professor por abuso psicológico ao filho do cartunista Joo Ho-min

Justiça condena professor por abuso psicológico ao filho de cartunista famoso

O tribunal de justiça de Suwon acredita que o réu culpado de abuso psicológico infantil não tinha intenção de causar danos psicológico

Nesta quinta-feira (01), o Tribunal sul coreano do Distrito de Suwon condena a pena suspensa o professor de educação especial, com uma multa de 2 milhões de won (R$ 7.396,59). Após a acusação de abuso psicológico infantil ao filho do famoso cartunista Joo Ho-min que tem o diagnóstico de transtorno de espectro autista.

Contudo, várias especulações sobre a determinação do juiz na pena do réu circulavam entre as pessoas, uma vez que , gravações de áudio apresentadas são provas verídicas do ocorrido. Segue as falas proferidas pelo professor contra o aluno de 10 anos: “Má educação é desagradável, isso significa você. Oh, eu te odeio tanto. Eu te odeio.”


Justiça condena professor por abuso psicológico ao filho do cartunista Joo Ho-min
Imagem de uma coletiva com o cartunista Joo Ho-Min.Reprodução/ Wikidata

Porém, como as gravações de voz feitas não tinham o consentimento do acusado o Ministério Público da Coreia do Sul rejeitou as provas e absolveu ele da acusação sofrida.

Desacordo na decisão

Todavia a decisão tomada de foi a mais inesperada da história, gerando opiniões entre o público. Com isso o Tribunal declara:

“Pelo uso repetido da expressão clara ‘você’ e ‘ódio’, a conotação negativa (da expressão) e o estado emocional do réu teriam sido comunicados diretamente à vítima. … (Os comentários) constituem um risco substancial de violar a saúde e o desenvolvimento psicológico da vítima, e o réu pode ser acusado de negligência intencional”.

Apesar de considerar as falas de desnecessárias, como forma de educar uma criança com diagnóstico de transtorno espectro autista, alegam que gravar a voz foi a única forma dos pais de verificarem que as falas usadas do filho como meio de defesa são verídicas, já que não há imagens para complementar a denúncia . Nesse sentido a decisão tomada contraria a ordem da promotoria da pena prisão de 10 meses.

Ademais, ainda completam que o professor estava a falar consigo mesmo sem a intenção de causar algum dano psicológico ao aluno.

Como funciona a Pena Suspensa?

O sistema de pena suspensa está previsto no artigo 3.º da Lei Penal e reconhece o crime do condenado, mas perdoa-o após um período de liberdade condicional de dois anos. Entretanto , usado com penas relativamente mais leves – até um ano de prisão – para aqueles que o tribunal decidir que estão claramente arrependidos do seu crime.

Foto destaque: Imagens dentro do tribunal de justiça sul coreano . Reprodução/ Divulgação via Jw. Org

Rolar para cima