Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude chegam ao fim
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024, em Gangwon, destacaram o surgimento de novos talentos no esporte de inverno sul-coreano
Nesta quinta-feira (1º), os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024 em Gangwon, Coreia do Sul, chegam ao fim. Os jovens atletas sul-coreanos brilharam, sinalizando um futuro promissor para os esportistas da região. Gangwon 2024, a primeira Olimpíada de Inverno da Juventude fora da Europa, contou com 1.802 atletas de 78 nações.
A Coreia do Sul, com a maior delegação de 102 atletas, conquistou cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze. No entanto, mais eventos de medalhas estão programados. O Comitê Olímpico Internacional (COI) não arquiva oficialmente o quadro de medalhas. A intenção é promover a amizade e a educação através do esporte, não a competição intensa.
Ainda assim, a conquista de medalhas pelos atletas locais atraiu muitos espectadores. As competições ocorreram nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018.
O legado de Gangwon 2024 será o crescimento dos jovens atletas, afinal, eles irão utilizar as performances como um trampolim para suas carreiras.
Nos Jogos de Inverno seniores em Pequim, há dois anos, 341 ex-alunos dos Jogos Olímpicos da Juventude ganharam 53 medalhas, incluindo 24 de ouro. Em Gangwon, a Coreia do Sul conquistou quatro medalhas na patinação de velocidade em pista curta e três medalhas na patinação de velocidade. Todavia, a primeira medalha de ouro veio da pista curta, com Joo Jae-hee conquistando o título masculino dos 1.500 metros.
A segunda medalha de ouro veio no bobsleigh, com So Jae-hwan conquistando o título monobob masculino. Ele se tornou o primeiro asiático a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas da Juventude. Shin Yeon-su conquistou o bronze no esqueleto masculino, a primeira medalha olímpica da juventude de um atleta asiático nessa prova.
Mais conquistas
Kim Hyun-gyeom ganhou a medalha de ouro na patinação artística individual masculina, tornando-se o primeiro patinador artístico sul-coreano a fazê-lo nas Olimpíadas da Juventude. Além disso, a seleção feminina de hóquei conquistou a prata no torneio 3 contra 3, a primeira medalha olímpica da modalidade da Coreia do Sul.
Shin Ji-a, favorita na patinação artística individual feminina, conquistou a prata. Todavia, no esqui estilo livre, Lee Yoon-seung ganhou ouro nos duplos magnatas masculinos. Ele também ajudou a Coreia do Sul a conquistar a prata no evento misto dos magnatas duplos.
Lee Chae-un, snowboarder, ganhou ouro no slopestyle masculino, porém, ele busca seu segundo ouro em Gangwon 2024 no halfpipe. Como anfitriã dos Jogos de Inverno de 2018, a Coreia do Sul conquistou suas primeiras medalhas no esqueleto, bobsleigh, curling e snowboard. No total, a Coreia do Sul conquistou 17 medalhas.
Quatro anos depois, em Pequim, o país não conseguiu repetir o sucesso. Ganhou medalhas apenas em pista curta e patinação de velocidade, totalizando nove.
Foto destaque: atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024. Reprodução/Xinhua