Korean Magazine BR

Japão emite alerta para tsunami após terremoto de magnitude 7,6

Nesta segunda-feira (01), um terremoto com magnitude de 7,6 de desencadeou um alerta para um possível grande tsunami no Japão

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a Agência Meteorológica do Japão, o tremor atingiu a costa oeste do Japão, nesta segunda-feira (01), fazendo com que emitissem um alerta para um grande tsunami.

De acordo com o USGS, o terremoto, teve uma profundidade de 10 quilômetros, ocorreu às 16h10 (horário local), cerca de 42 quilômetros a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa.


terremoto no Japão
Regiões costeiras afetadas por tsunami no Japão (Foto: Reprodução/Agência Meteorológica do Japão)

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para um possível tsunami ao longo das regiões costeiras do oeste do Japão.

Um grande alerta de tsunami feito pela agência meteorológica, foi emitido para a Península de Noto, na província de Ishikawa, sobre ondas de até 5 metros na área. Outras áreas da costa do Mar do Japão, de Hokkaido a Nagasaki, estavam sob alertas ou avisos de tsunami, com previsão de ondas de até 3 metros.

Um grande alerta de tsunami não é emitido desde o Grande Terremoto de Março de 2011 no Leste do Japão, disse a Agência Meteorológica.

Segundo informações de governos locais e do corpo de bombeiros, pelo menos seis pessoas teriam ficado presas em edifícios desabados após o terremoto. Muitas casas caíram em Ishikawa. Aproximadamente 32.500 casas na prefeitura perderam energia.

O número de feridos ainda não foi divulgado, entretanto a NHK (Corporação de Radiodifusão do Japão), informou que várias pessoas que vivem em áreas afetadas pelo terremoto estão sendo levadas para hospitais .


terremoto no Japão
Ruas e parques ficam com rachaduras após terremoto no Japão (Foto: KYODO/via REUTERS)

O tremor também pôde ser sentido em Tóquio e na região de Kanto.

Durante uma coletiva de imprensa, o primeiro-ministro Fumio Kishida pediu aos residentes das áreas afetadas que prestem atenção em caso de fortes terremotos.

“E em áreas onde são esperados tsunamis, gostaria de solicitar que evacuassem o mais rápido possível”, disse ele em Tóquio.

Alerta de tsunami na Coreia de Sul e Rússia

Ondas de menos de um metro foram relatadas em outras áreas ao longo da costa oeste do Japão, incluindo ondas de 80 centímetros na cidade de Toyama, ondas de 20 centímetros nas ilhas Tobishima e Sado e ondas de 40 centímetros no porto de Kashiwazaki e Kanazawa.


Vídeo postadoor Taiyo Kimura (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo o sistema de alerta de tsunami do Japão, ondas com menos de 1 metro enquadram-se no “aviso de tsunami”, ondas acima de 3 metros enquadram-se no “alerta de tsunami” e as ondas acima de 5 metros enquadram-se no “alerta de tsunami de grande porte”.

A Administração Meteorológica da Coreia do Sul disse estar em alerta para possíveis mudanças no nível do mar nas áreas da costa leste de Gangneung, Yang Yang e Goseong, na província de Gangwon e na cidade de Pohang.


terremoto no Japão
Bombeiros em Gangneung, província de Gangwon, inspecionam uma praia perto do Mar do Leste em 1º de janeiro de 2024 (Foto: Reprodução/Yonhap)

Uma ameaça de tsunami também foi emitida nas cidades de Vladivostok, Nakhodka, no leste da Rússia, e na ilha de Sakhalin – ambas as áreas ficam voltadas para o Mar do Japão – segundo a mídia estatal russa TASS. Até o momento nenhuma evacuação foi relatada.

Foto destaque: O portão torii do Santuário Ono-Hiyoshi em Kanazawa, província de Ishikawa. (Reprodução/KYODO)

Rolar para cima