Hyundai Rotem construirá trem-bala para o Uzbequistão
A Hyundai Rotem foi a responsável pelo primeiro sistema de trem de alta velocidade da Coreia do Sul, o Korea Train Express, em 2004
Na última sexta-feira (14), a Hyundai Rotem anunciou um contrato de 194 milhões de dólares (aproximadamente, 1 bilhão de reais) com a Uzbek Railways. O contrato envolve a construção de um trem-bala da Coreia do Sul com destino ao Uzbequistão. Nesse sentido, o objetivo é fornecer e manter os trens de alta velocidade.
Dessa forma, o contrato prevê a operação de trens-bala com uma velocidade de até 250 quilômetros por hora, composto por sete carros e um total de 389 assentos. Esta será a primeira introdução de distribuição de energia no país da Ásia Central.
Diferentemente dos trens de energia centralizada, que dependem unicamente de uma locomotiva, os trens de distribuição da Hyundai Rotem contarão com três unidades de energia espalhadas por todos os sete carros. Assim, melhorando a aceleração e a desaceleração, ao passo que aumenta o interior da cabine.
Por isso, todos os trens serão adaptados para atender às condições das ferrovias do Uzbequistão, com uma largura de 1520mm. Além disso, receberão outras adaptações como bogies mais largos e, ainda, unidades de energia adequadas aos padrões locais de eletricidade.
Dessa forma, os trens-bala atenderão 1216 quilômetros, fazendo uma conexão entre a capital do Uzbequistão, Tashkent, à cidade de Bukhara. Além disso, novas rotas conectarão as cidades de Bukhara e Hiva, e Misken e Nukus. Esta é a primeira vez que a Hyundai Rotem vai exportar a construção de um trem de alta velocidade, marcando sua entrada no mercado global de tecnologia de trens-bala.
Hyundai Rotem na Coreia do Sul
A Hyundai Rotem é uma empresa sul-coreana especializada na fabricação de equipamentos ferroviários e de defesa. Sua fundação aconteceu em 1999, e ela é uma subsidiária do Hyundai Motor Group. Hyundai Rotem ganhou reconhecimento internacional por seus trens de alta velocidade, como o KTX (Korea Train Express), que inaugurou o serviço de trem de alta velocidade na Coreia do Sul em 2004.
A Coreia do Sul se dedicou por mais de 30 anos e com um investimento de mais de 2,7 trilhões de wons (aproximadamente, R$ 10 bilhões) em pesquisa, desenvolvimento e refinamento das tecnologias de trens-bala. O objetivo, assim, é a exportação a longo prazo.
Foto destaque: Modelo do trem-bala para o Uzbequistão. Reprodução/Hyundai Rotem