Governo sul-coreano investirá 1 trilhão de wons no Audiovisual
O governo sul-coreano planeja um grande investimento no audiovisual do país. O objetivo é que as produções tornem- se premiadas e globais
Nesta terça-feira (14), o ministro da cultura Yu In-chon anunciou que o governo planeja um investimento de cerca de 1 trilhão de wons no setor audiovisual do país. Dessa forma, espera-se alcançar um nível de excelência com produções cada vez mais internacionalmente conhecidas e premiadas. Nesse plano do ministério, espera-se que pelo menos cinco produções ganhem reconcimento por parte das academias (em premiações como o Oscar ou o Emmy).
Esse é o primeiro movimento realizado pelo ministro Yu desde as reuniões que aconteceram em outubro, com os representantes e nomes fortes da indústria audiovisual. Nas reuniões, discutiram as necessidades e os desafios para a potencialização desse setor.
As necessidades do audiovisual
Investimentos, redução de impostos e programas de apoio foram as principais medidas definidas pelo ministério da cultura para sustentar o plano de fomento do audiovisual. Tanto a área de produção quanto a área de distribuição receberão investimentos. Além disso, o ministério também tem como metas a revitalização do mercado cinematográfico sul-coreano e a aceleração do crescimento dos serviços de streaming no país.
O investimento de 1 trilhão de wons será gradativo e estará completo até 2028, até lá a expectativa é que se produza mega sucessos no mercado internacional. No entanto, 6 bilhões desse orçamento já serão usados em 2024 e irão financiar, sobretudo, produções de grande escala, mas não deixando de lado as produtoras e distribuidoras de pequeno e médio porte.
Também, a partir do próximo ano, as taxas de concessão de crédito para custos de produção terão um aumento significativo de 30% para os trabalhos de escala média e pequena. Ainda, existem planos para que, no futuro, os gastos com pré-produção sejam reduzidos, com o governo cobrindo o que for necessário.
“Nossa indústria audiovisual tem grande potencial e pode demonstrar sua capacidade no cenário internacional se receber mais apoio… Encontremos maneiras de apoiar os criadores e autores e começaremos a implementar essas políticas a partir do próximo ano.”
Ministro da cultura Yu In-chon
O governo também está trabalhando na criação de uma estrutura de apoio que proteja os criadores e autores audiovisuais na questão dos direitos autorais. Sendo assim, a intenção é que nem as grandes produtoras de força globais, nem plataformas como os serviços de streaming se apropriem indevidamente ou de forma injusta dos direitos sobre as obras originais da Coreia do Sul.
Foto destaque: Ministro Yu In-chon falando no Teatro Modu Art, no distrito de Seodaemun. (Reprodução/ NEWS1)