Korean Magazine BR

Festival Internacional de Cinema de Busan começa com programação lotada e convidados estrelados

Entre os presentes no Festival Internacional de Cinema de Busan estavam os atores Song Joong Ki (Vincenzo) e Park Eun-Bin (Uma Advogada Extraordinária)

O 28º Festival Internacional de Cinema de Busan ou The 28th Busan International Film Festival (BIFF) que está programado para os dias 4, 5, 6, 7, 8 e 13 de outubro já começou na Coreia do Sul. O evento realiza a premiação e traz atores, novos filmes, diretores asiáticos e de outros continentes para os holofotes do cinema. Além disso, a cerimônia recebe várias estrelas em ascensão para o distrito de Haeundae-gu com a finalidade de reforçar a importância do festival para a Ásia. 

Monumento em frente ao prédio do BIFF. (Imagem Yonhap News)

Entre os convidados ilustres deste ano que pisaram no tapete vermelho estão os atores Song Joong Ki (Vincenzo), Park Eun-Bin (Uma Advogada Extraordinária), Han Hyo Joo (Moving) e Yoo Yeon Seok (Hospital Playlist). Até o encerramento do festival que ocorre na próxima sexta-feira (13) há possibilidade de novas aparição de famosos para contemplar os longas-metragens e seus vencedores.

Festival Internacional de Cinema de Busan
Park Eun Bin (Uma Advogada Extraordinária) no tapete vermelho do 28º Festival de Cinema de Busan. (Imagem: Agência de notícia Newsis)

Os prêmios mais concorridos anualmente estão nas categorias: Cineasta Asiático do Ano, Prêmio Cinema Coreano, Prêmio Novas Correntes para novos diretores e seus longas-metragens e o Kim Jiseok concedido aos filmes de diretores coreanos e asiáticos que dirigiram mais de três longas-metragens. 

Nesta edição, por exemplo, o ganhador do Cineasta Asiático do Ano foi Chow Yun Fat, ator chinês e lutador de artes marciais de 68 anos. O ator é aclamado pelo público pelos filmes clássicos de ação: “Alvo Duplo” de 1986 e o “O tigre e o dragão” de 2000.

Além das competições, o ‘BIFF’ dá espaço para os filmes e curtas estrangeiros com as secções de “Cinema Mundial” e “Ícones”, sendo a última divisão, de acordo com o realizador: “Uma vitrine dos filmes mais recentes de cineastas icônicos contemporâneos de todo o mundo”. 

Nesta vitrine de ícones do cinema contemporâneos há alguns filmes estrangeiros como o “Anselm” do dramaturgo alemão Wim Wenders, “Elegies” da diretora e cineasta chinesa Ann Hui e “Pictures of Ghosts” ou “Retratos Fantasmas” do produtor e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho que é o diretor do filme Bacurau que foi premiado mundialmente. 

Documentário brasileiro de Kleber Mendonça Filho está na categoria de Ícones que é uma secção de amostras dos grandes filmes contemporâneos mundial. (Imagem: Reprodução/Divulgação)

Alguns momentos da cerimônia podem ser acompanhados pelo canal do Youtube do Festival de Busan. Para saber os horários e os dias de transmissão basta entrar no site Busan Internacional Film Festival. É importante lembrar que há diferenças no fuso horário, então é fundamental ficar atento para não perder o evento.

Rolar para cima