Korean Magazine BR

Fãs de Kim Ho-jung doam discos à caridade e geram polêmica

Os fãs de Kim Ho-jung, investigado por dirigir alcoolizado, geraram uma grande controvérsia sobre a suposta doação 

Recentemente, muitos fãs do cantor de trot, Kim Ho-jung, fizeram uma grande “doação” para a caridade e os objetos eram seus discos do artista. Nesse sentido, a atitude gerou controvérsia na sociedade porque, nesse momento, Kim está passando por uma investigação por dirigir sob influência de álcool e causar um acidente. 

Por isso, muitas emissoras estão proibidas de passar os conteúdos de Kim na televisão. Os fãs, ainda, realizaram um pedido formal à emissora estatal para que retirasse tal proibição, alegando que, graças à “boa influência” do cantor, os fãs doaram cerca de 10 bilhões de wons (aproximadamente, R$ 38,7 milhões) para a caridade desde 2020. A KBS negou os pedidos.

Contudo, os detalhes dos documentos mostraram que os fãs de Kim doaram esta quantia em discos, não em dinheiro. A sociedade coreana, muitas vezes, questiona esta prática, uma vez que a intenção dela não é, exatamente, a caridade. Mas, sim, impulsionar seus artistas favoritos nas paradas locais.


Fãs
Kim Ho-jung sendo escoltado pela polícia para o centro de detenção. Reprodução/Lee Hye-young

Fãs doando álbuns e discos

Pensando nisso, muitos artistas vendem seus álbuns em grandes quantidades, mas a grande maioria ouvem através de outras plataformas. Nesse sentido, uma pesquisa envolvendo 3.500 pessoas entre 10 a 69 anos mostrou que cerca de 86,4% ouvem músicas através de plataformas de vídeo, 69% por streaming e apenas 5,4% ouvem a partir de cópias físicas.

A pesquisa divulgou, ainda, que aproximadamente 52,7% dos entrevistados disseram que compram os discos apenas para tê-los. Por outro lado, 47,9% disseram que eram fãs do artista e somente 21,4% afirmaram que compraram os discos porque eram edições limitadas.

Um funcionário de uma fundação em Busan, que preferiu não ter sua identidade revelada, afirmou à mídia local que nenhuma organização pediu os discos doados de Kim. Principalmente após sua polêmica por dirigir embriagado e causar um acidente. 

Foto destaque: Kim Ho-jung. Reprodução/Yonhap

Rolar para cima