Korean Magazine BR

Aluno fazendo lição

Escola primária na China proibiu tarefas escolares após às 21h30

Uma escola primária na China proibiu as tarefas de casa após as 21h30 e decidiu não punir os alunos que não terminam os trabalhos

A escola primária em Nanning Guiya, na província de Guangxi, na China, tomou medidas para aliviar a pressão sobre os alunos, garantindo que não estudem quando deveriam estar descansando, conforme noticiado pelo Toutiao News. Em 27 de março, a escola anunciou em sua conta do WeChat a intenção de aliviar a carga acadêmica avassaladora que as crianças carregam. Essa medida segue a aprovação, em 2021, de uma nova lei na China, que visa reduzir as “pressões duplas” dos trabalhos de casa e das aulas particulares em disciplinas principais.

Debate virtual

A responsabilidade é atribuída aos governos locais e escolas para garantir que as pressões sejam aliviadas. Além disso, pede-se aos pais que organizem o tempo de seus filhos para incorporar descanso e exercício razoáveis. “Sem tarefas de casa para os alunos após as 21h30 todas as noites, e aqueles que não os terminarem não serão criticados pelos professores”, afirmou a escola em um comunicado. Esse anúncio no WeChat circulou rapidamente online, desencadeando um debate virtual.


Sem trabalhos escolares após as 21:30
Sem trabalhos escolares apartir das 21:30. Reprodução/ Creative Market/ Pinterest

Uma mãe, cuja filha frequenta a escola, disse que isso não afetará sua filha, porque sua carga de trabalho é leve e ela costuma terminar por volta das 20h. Outra mãe, com um filho de 8 anos, achava que a competição acirrada e o estresse acadêmico ao entrar no ensino secundário tornariam difícil a implementação da iniciativa. O pai de outro aluno disse que a iniciativa, embora bem-intencionada, causaria problemas para as crianças e pais. Ele disse que sua filha tem enfrentado sobrecarga de tarefas em casa nos últimos anos.

Divide opiniões

“O mais tarde que ela já terminou os trabalhos de casa foi às 23h45”, disse ele. O que mais o preocupa é como os alunos com baixo desempenho conseguirão acompanhar seus estudos. Além disso, ele se pergunta como a escola propõe fornecer apoio aos pais para ajudar as crianças a terminar os trabalhos de casa antes das 21h30. Essa história dividiu opiniões nas redes sociais do continente, com afirmações como: “É uma ótima iniciativa”, disse uma pessoa. Enquanto outra comentou, “parece que a escola está transferindo a pressão para os pais”. E também “esta escola não é a primeira a lançar essa iniciativa”.

Em 2023, a cidade de Ningbo, na província de Zhejiang, leste da China, proibiu os trabalhos de casa para crianças do ensino primário após as 21h. Não somente nas escolas primárias na China, mas o sistema educacional é altamente competitivo no país inteiro. Dessa forma, colocando pressão sobre os pais, que sentem que precisam incentivar seus filhos a estudar muito para garantir seu futuro. Muitos pais têm expectativas elevadas que não levam em conta as habilidades e fraquezas acadêmicas de uma criança, levando a conflitos.

Foto Destaque: Criança fazendo lição de casa. Reprodução/ freepik

Rolar para cima