Korean Magazine BR

Designer tradicional da cultura coreana é usado em releitura de aterfatos

Hailey Han faz releitura do designer tradicional da Coreia do Sul, com o intuito de reviver tradições que foram esquecidas com o tempo.

No fim de um visita ao museu, se compra lembrancinhas na loja de presentes; entretanto os produtos que são vendidos não cativam tanto o olhar de quem procura algo tradicional e com estilo, fazendo com que a pessoa desista de adquirir aquele produto. Pensando nisso a Hailey Han, fundadora e CEO da marca de design Mimidar, quis juntar o útil ao agradável e fazer lembranças usando como bases os produtos e artefatos que já estavam no museu.


Hailey Han, fundadora e CEO da marca de design Mimidar (Foto: Choi Won-suk)

De acordo com a Fundação do Museu Nacional da Coreia, as vendas de mercadorias do museu triplicaram de 3,8 bilhões de won (US$ 2,9 milhões) em 2020 para 11,7 bilhões de won em 2022. O número de visitas à loja online de Bens do Museu Nacional ultrapassou 840.000 no ano passado. Esses objetos de design transformam o puramente decorativo em algo prático, atraindo os consumidores.

Um bom exemplo do Museu Nacional da Coreia são as capas de telefone inspiradas no celadon de Goryeo, que venderam mais de 50.000 peças. Eles foram projetados pela Mimidar, uma marca de design que infunde a cultura coreana tradicional com vários itens modernos.


Capinha de celular e fone de ouvindo inspiradas no Celadon de Goryeo (Foto: Reprodução/Instagram)

Hailey Han, sempre valorizou o design tradicional. Ela estudou Metal Art & Design na faculdade e sonhava em abrir sua própria empresa. Teve a ideia de incorporar o designer tradicional a produtos do dia a dia, como guarda-chuvas, capas de telefone e lenços, mas não sabia por onde começar. Após se formar e viajar para o Japão em 2017, ela sabia como iria deixar sua marca registrada no mundo do designer moderno.

Quando eu estava viajando por Osaka, visitei várias lojas especializadas e fiquei surpreso ao ver a tradição ligada a itens do dia a dia. Era diferente da Coréia, onde lembranças tradicionais são vendidas em pontos turísticos populares como Insa-dong ou Myeong-dong para estrangeiros.“, disse durante uma entrevista ao The Korea Times em seu escritório em Seul, na quarta-feira.

Após a viagem, ela projetou e lançou um estojo inspirado em “Inworobongdo” em uma plataforma de crowdfunding. Inworobongdo, significa em tradução livre “Pintura do Sol, Lua e Cinco Picos”, é um painel colocado atrás do trono do rei durante o Reino de Joseon (1392-1910). O sol e a lua simbolizam o governo obediente do rei e da rainha. Os cinco picos denotam um lugar mítico.


Estojo inspirado no Inworobongdo (Foto: Reprodução/Instagram)

Inicialmente, recorri ao crowdfunding para testar a demanda do mercado. O produto foi um sucesso e isso me deu confiança para iniciar meu próprio negócio“, disse ela. Em 2019, Han fundou a Mimidar e depois lançou sua linha de produtos para museus nacionais. Todos os anos, os museus nacionais solicitam ideias de design de produtos do público para uma espécie de competição de design cultural e criativo.

Após isso Hailey Han lançou também o guarda chuva ‘dancheong’ que foi inspirado nos beirais do Palácio Gyeongbok. Dancheong é o uso de padrões decorativos de estilo coreano muito comum em edifícios de madeira e outros itens de madeira para transmitir beleza e dignidade.


Guarda Chuva ‘dancheong’, inspirado no beirais do Palácio Gyeongbok (Foto: Reprodução/Instagram)

Além de museus, Namjoon, do BTS, postou uma foto em suas redes sociais em março de 2021, com uma capinha de celular inspirada no celadon de Goryeo, onde demonstrou interesse pela marca. Hailey Han disse que foi graças a essa postagem que teve um aumento na procura pelos seus produtos no exterior, fazendo criar um site e, inglês devido a alta demanda. Atualmente o envio está disponível para quase 20 países, incluindo EUA, Japão, França, Alemanha, Catar, Indonésia e Tailândia.

A designer tem orgulho em poder conectar as gerações, já que o orgulho das tradições e da cultura coreana atravessa gerações; ela pretende reviver o valor do design tradicional da Coreia que tem sido um tanto esquecido, e quer também popularizar a cultura coreana como um todo não apenas as tradições.

Foto destaque: Estojo inspirado no Inworobongdo (Reprodução/Instagram)

Rolar para cima