Coreia e Roménia reforçam cooperação em energia nuclear
Líderes da Coreia do Sul e da Roménia adotam declaração conjunta para uma parceria estratégica mais forte
Nesta terça – feira (23), o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol e o presidente romeno Klaus Lohannis realizaram uma reunião em Seul. Na qual concordaram em reforçar as parcerias dos dois países na defesa e no poder da energia nuclear. As conversações tiveram lugar por ocasião da visita oficial de Lohannis à Coreia e marcaram o segundo encontro entre ambos os políticos.
Logo após, uma conversa realizada em julho passado, no congresso da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Vilnius, Lituânia. Durante este encontro, os líderes adotaram a Declaração Conjunta sobre o Reforço da Parceria Estratégica entre a República da Coreia e a Roménia para expandir a sua cooperação em áreas extensas como política, segurança, economia, ambiente, cultura e educação.
“Os intercâmbios de alto nível entre os dois países estão ganhando impulso após o 15º aniversário da nossa parceria estratégica no ano passado”. E a parceria dos dois países está a expandir-se para os domínios da defesa e das infra-estruturas de energia nuclear. Espero que esta visita desempenhe o seu papel na criação de resultados positivos nas discussões em curso sobre defesa e energia nuclear.”
– disse Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul
Acordos definidos
Já sobre o domínio da defesa nacional, os líderes reafirmaram o seu compromisso de continuar os diálogos e consultas sobre questões relacionadas com a defesa para aumentar a sua cooperação na indústria de defesa através da produção conjunta de equipamento militar e da cooperação tecnológica de defesa.
Ademais, os compromissos foram concretizados num acordo sobre a cooperação em matéria de defesa dos dois países, assinado pelos seus ministros da defesa. Portanto, o acordo abrange educação e treinamento militar, bem como parcerias em tecnologia de defesa e produção conjunta.
Por fim, os ministros da energia dos dois países assinaram um memorando de entendimento sobre energia nuclear, no qual os dois países irão acelerar os intercâmbios na partilha de informações relacionadas a esta indústria. Prometendo melhorar as instalações das centrais nucleares e reforçar a cooperação em trítio ( substância que aumenta o rendimento das armas).
Foto Destaque: Bandeira da Coreia do Sul e da Roménia. Reprodução/Freepik