Coreia do Sul e o Uzbequistão firmam acordo para a instalação de trens-bala
Os presidentes dos dois países se encontram para estreitar a relação política entre eles, além disso, a Coreia do Sul e o Uzbequistão firmam acordo para a instalação de trens-bala
Os presidentes da Coreia do Sul e do Uzbequistão, Yoon Suk Yeol e Shavkat Mirziyoyev, se reuniram nesta quinta-feira (13), para discutir uma parceria para a instalação de trens de alta velocidade. Os “super-trens” sul-coreanos atingem até 250 km/h e são os trens mais rápidos do mundo. Além disso, eles contam com sete vagões. Esta vai ser a primeira vez em 20 anos que o país vai exportar este meio de transporte de desenvolvimento e produção nacional.
Os líderes políticos assinaram um acordo de aproximadamente 195,7 milhões de dólares para a exportação de seis trens. Além disso, segundo o gabinete sul-coreano, a Coreia do Sul pode emprestar 200 milhões de dólares do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico da Coreia para a instalação dos veículos no Uzbequistão.
Segundo o presidente da Coreia do Sul: “O acordo de exportação contribuirá para a melhoria da infraestrutura ferroviária no Uzbequistão e expandirá a cooperação bilateral nas operações de trens de alta velocidade. Pedi ao presidente Mirziyoyev a sua atenção para criar mais oportunidades para a cooperação em infraestruturas entre os dois países. E concordamos em cooperar estreitamente sobre o assunto no futuro”, afirmou Yoon Suk Yeol.
A relação entre os países
Além disso, os presidentes conversaram sobre possíveis empréstimos financeiros a juros baixos para o Uzbequistão. Esse empréstimo vai contribuir para a construção de estradas que interligam as duas cidades mais populosas do país. Os países também concordaram em manter conversações ministeriais e diálogos de coordenação política entre os ministérios dos negócios estrangeiros dos dois países.
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, está em uma visita de Estado para reforçar os laços políticos com o Uzbequistão. No entanto, ele e sua esposa, Kim Keon Hee, estão no final da etapa de visita a três países da Ásia Central. Anteriormente, eles visitaram o Turcomenistão e o Cazaquistão.
Foto destaque: Encontro dos presidentes Yoon Suk Yeol e Shavkat Mirziyoyev. Reprodução/yonhap