Coreia do Sul e Japão se reúnem para “diálogo estratégico”
As discussões ocorreram durante o “diálogo estratégico”, realizado entre o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chang Ho-jin, e seu homólogo japonês, Masataka Okano, nesta quinta-feira (5), em Seul.
Além de discutirem a relação entre Coreia do Sul e Japão, também conversaram sobre o recente desenvolvimento das relações entre Coreia do Norte e Rússia. A decisão foi continuar descongelando essas relações, informou o Ministério das Relações Exteriores de Seul.
O “diálogo estratégico”, estabelecido em 2005, não ocorria desde a última reunião em outubro de 2014 devido a um afastamento das relações bilaterais. Logo, essa é a primeira conversa entre os países em nove anos. O objetivo dessa política de comunicação é discutir e coordenar políticas, estratégias e cooperação em diversas áreas.
Os dois vizinhos asiáticos estão passando por um processo de aproximação e, rapidamente, têm restaurado as relações após anos de discordâncias devido a uma questão histórica.
Retomando as relações
No mês de março, a Coreia do Sul, que por muito tempo foi colônia do Império Japonês, optou compensar as vítimas coreanas do trabalho forçado durante a guerra no Japão.
Essa decisão levou o presidente Yoon Suk Yeol a viajar para Tóquio, ainda naquele mês, para conversas de cúpula com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. Tornando-se, assim, o primeiro presidente sul-coreano a fazer uma visita bilateral ao Japão em 12 anos.
O Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chang Ho-jin, disse que as conversas desta quinta-feira foram significativas e ajudaram a explorar maneiras de aprofundar a cooperação entre os dois países. Ademais, seu homólogo japonês, Masataka Okano, observou que as conversas proporcionaram uma ótima oportunidade para levar as relações Coreia-Japão a outro nível.
Ambos concordaram em trabalhar juntos e em fazer esforços para revitalizar a cooperação trilateral com a China. Além de seguir fortalecendo a coordenação envolvendo os Estados Unidos para responder a vários desafios regionais e globais.
Coreia do Norte e Rússia
Além disso, os dois países também discutiram o desenvolvimento das relações da Coreia do Norte com a Rússia.
Esse tema foi discutido porque houve certas preocupações dos ministros com essa proximidade. Como de que Pyongyang e Moscou pudessem ter alcançado um acordo de armas que ajudaria a aumentar as capacidades bélicas do Norte
Foto destaque: Coreia do Sul e Japão. Reprodução/ MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS