Coreia do Sul e África serão parceiras sustentáveis
Após reunião com líderes, Coreia do Sul e África serão parceiras sustentáveis com investimento compartilhado
Nesta terça-feira (04), os líderes da Coreia do Sul e África definiram que serão parceiras sustentáveis durante a reunião que ocorreu na Cimeira Empresarial Coreia-África 2024, no Hotel Lotte, localizado em Seul. Assim, o objetivo é fortalecer a cooperação com recursos que se complementam, e com isso, enriquecer um relacionamento de décadas entre os países. O evento contou com 400 pessoas, com a participação de delegações das 48 nações africanas, o que inclui 25 chefes de Estado.
A temática “O futuro que construímos juntos: crescimento partilhado, sustentabilidade e solidariedade” fez com que potenciais parceiras comerciais também estejam nos planos da Coreia e da África. Além disso, o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Sul Yeol, ainda elogiou o novo parceiro. Ele enalteceu tanto a população quanto as reservas naturais e o desejo de se impulsionarem com o desenvolvimento econômico. Assim, o acordo beneficia ambas as partes com o planejamento elaborado na reunião.
Líderes da África e o Presidente da Coreia do Sul em reunião para aliança. Reprodução/ Korea Herald
A colaboração entre as nações
Durante a reunião, houve uma concordância entre ambas as partes envolvendo os minerais críticos. Nesse sentido, os líderes de cada território apontaram a necessidade de desenvolver indústrias futuras de veículos elétricos, baterias ou formas de energias renováveis. Desse modo, espera-se que haja até mesmo um aumento na escala comercial para os dois lados, visto que os dados apontam a Coreia do Sul e a África com 1,9% do comércio total do país. Por fim, o governo coreano busca impulsionar em torno de 47 acordos e outras parcerias com as nações africanas, incluindo criação de emprego, reforço na segurança alimentar essencial e respostas de alterações climáticas que possam vir a ocorrer.
Foto destaque: Reunião entre Coreia do Sul e África. Reprodução/ Agência de Notícias da Guiné