Copa da Ásia: derrota aumenta pressão dos torcedores na Coreia
A seleção da Coreia foi eliminada pela Jordânia nas semifinais da Copa da Ásia, expondo a grande insatisfação da torcida
A seleção da Coreia do Sul foi eliminada da Copa da Ásia nas semifinais contra a Jordânia na última terça-feira (06), o jogo aconteceu no Estádio Ahmed bin Ali, no Catar. Dessa forma, os torcedores da seleção coreana trouxeram à tona toda a insatisfação que nutrem pelo atual time. A expectativa era de que essa seria a grande chance para o time voltar a ser campeão da Copa da Ásia. Além disso, incertezas quanto a alguns nomes e ao comprometimento do técnico têm aumentado ainda mais a desconfiança da torcida.
Pressão Constante
A torcida vinha pressionando a seleção desde os primeiros jogos da fase de grupos em que já demonstrava não corresponder às expectativas criadas. Exceto pelo jogo de estreia, a Coreia do Sul viveu uma sequência de três empates, com o último levando à disputa de pênaltis por uma vaga nas quartas de final. O time enfim alcançou as semifinais, mas seu futebol não foi o suficiente para bater a seleção da Jordânia. Além disso, todas as vitórias que tiveram em sua caminhada nessa Copa foram carregadas de drama.
No entanto, outro ponto além do futebol que também enfurece os fãs é o técnico alemão Juergen Klinsmann. Os torcedores se incomodam muito com a falta de uma ação tática mais elaborada por parte do time, bem como da falta de comprometimento do técnico. Há algum tempo que Klinsmann é acusado de não dedicar o tempo devido aos trabalhos com a seleção. Sendo assim, muitos são aqueles que esperam a saída do técnico. Porém, ele deu uma ideia de seus planos futuros e afirmou que “ainda há muito trabalho pela frente”.
“Não estou planejando fazer nada. … Planejo analisar este torneio, voltar para a Coréia e, obviamente, conversar com a federação sobre o que foi bom e o que não foi tão bom no torneio”
Juergen Klinsmann em entrevista coletiva após jogo contra a Jordânia
Futuro incerto
Outra questão incerta do futuro da seleção sul-coreana diz respeito à permanência do capitão e estrela do time, Son Heung-min. O jogador do Tottenham de 31 anos afirmou não saber se “irá fazer parte da seleção” na próxima Copa da Ásia, em 2026. Ele ressaltou que tudo está no campo da teoria ainda e que pensa por conta da idade que terá no período. Porém, essa declaração já bastou para deixar os torcedores da seleção em estado de alerta. Quando perguntado sobre o assunto, o vice-presidente da Federação Coreana de Futebol, Han Joon-hee, disse estar tranquilo, pois sabe que Son sempre estará disponível para defender a seleção de seu país.
Fato é que a seleção da Coreia do Sul, que se encontra em 23o lugar no ranking da Fifa, enfrentou uma série de times tecnicamente inferiores nessa Copa e não convenceu em nenhum jogo. Os resultados das partidas demonstraram que o time não estava à altura das expectativas dos torcedores que, mais uma vez, voltaram para casa sem o título.
Foto destaque: Capitão da seleção Son Heung-min e técnico Juergen Klinsmann. Reprodução/ Yonhap