Atriz Zheng Shuang enfrenta processo milionário
A atriz foi processada por uma empresa de produção por dever 12,5 milhões e enfrenta 3 anos de prisão por ocultar seus ativos
Zheng Shuang, atriz de origem chinesa, declarou falência por não poder pagar compensação por perdas econômicas às empresas de produção televisiva. No entanto, a revelação alimentou alegações de que a atriz transferiu ativos para o exterior. Zheng, que já foi uma atriz líder no continente asiático, ascendeu à fama com seu papel como Chu Yuxun na série de televisão “Meteor Shower” (2009).
Em 1º de abril, documentos legais da Tianyancha revelaram que Zheng estava falida, sem ativos disponíveis para efetuar pagamentos legais. As notícias da falência de Zheng atraíram cerca de 400 milhões de visualizações e geraram mais de 30.000 comentários na plataforma Weibo, rede social chinesa. Além disso, muitos especularam sobre transferências de ativos.
Zhao Liangshan, advogado do Escritório de Advocacia Hengda de Shaanxi, afirmou que se Zheng Shuang tem capacidade para pagar, mas se recusou a fazê-lo e deliberadamente ocultou ou transferiu ativos, então ela pode ter violado o Artigo 313 da Lei Criminal Chinesa. Isso resultaria em uma sentença de até três anos de prisão, detenção ou multa.
Zheng, portanto, decidiu apelar à justiça. Apesar do apelo da atriz, o tribunal manteve sua decisão original no segundo julgamento, em julho de 2023. Em dezembro de 2023, a atriz foi sujeita a um pagamento compulsório no valor de 90,5 milhões de yuans (US$12,5 milhões) à empresa, juntamente com restrições aos seus gastos e o congelamento de seu patrimônio.
Polêmicas
A carreira da atriz sofreu uma reviravolta em 2001 devido à escândalos envolvendo alegações de barriga de aluguel, evasão fiscal e acusação de sonegações de impostos. Mediante essas acusações e pela severa reação da opinião pública, a empresa de produção responsável pela criação da série “Jade Lover” proibiu a transmissão do C-drama no país.
Portanto, a empresa de produção decidiu processar a atriz pelas perdas econômicas sofridas. Assim, em dezembro de 2021, o Tribunal Popular do Distrito de Songjiang, em Xangai, ordenou que Zheng devolvesse 90,5 milhões de yuans em taxas e compensações financeiras.
Foto destaque: atriz Zheng Shuang. Reprodução/ VCG/ Global Times