Korean Magazine BR

Aplicações do TOPIK aumentarão em 2024

Nesta quarta-feira (11), o Ministério da Educação sul-coreano anunciou que as sessões de aplicação do exame de proficiência em coreano (TOPIK) dobrarão no ano que vem.

O TOPIK, exame que mede a proficiência na língua coreana para falantes não-nativos, irá dobrar as sessões de aplicação em 2024. O Ministério da Educação sul-coreano anunciou que essa medida vai ajudar a expandir o número de estrangeiros estudando na Coreia do Sul.

O Ministério divulgou que um total de nove sessões de teste estão programadas para o próximo ano, incluindo oito que serão realizadas simultaneamente na Coreia do Sul e em locais no exterior. Para o ano de 2023, apenas quatro sessões estavam programadas.

O TOPIK

Introduzido em 1997, o TOPIK tem o objetivo de examinar falantes de coreanos não-nativos, dessa forma, funciona como um requisito para admissão em universidades coreanas ou para obtenção de vistos de estudo e trabalho na Coreia do Sul. 

Além disso, existem muitos empregadores na Coreia do Sul que também consideram o resultado do TOPIK como parte do processo de seleção para cargos que exigem proficiência em coreano.


TOPIK
TOPIK. Foto: Reprodução/The Oriental Dialogue

Sendo, assim, dividida em níveis de proficiência: Nível 1 e 2 (iniciante); Nível 3 (intermediário baixo); Nível 4 (intermediário alto); Nível 5 e 6 (avançado). Cada nível testa habilidades de leitura, escrita, escuta e fala em coreano. 

Pela primeira vez na história do TOPIK, o número de candidatos ultrapassou a casa dos 400.000, graças à onda crescente de interesse pela cultura coreana. Por isso, o Ministério da Educação acrescentou que planeja disponibilizar a prova em papel em 90 países e pela internet em 10 países, em 2024. 

Foto destaque: Coreia do Sul. Reprodução/Remessa Online

Rolar para cima