Agências estão insatisfeitas com fim da disputa entre HYBE e MBC
Algumas pequenas e médias agências estão insatisfeitas com o fim da disputa de 4 anos entre a HYBE e a MBC
Algumas agências de pequeno e médio porte estão se mostrando insatisfeitas com o fim da disputa de 4 anos entre as empresas HYBE e MBC.
No dia 6 de outubro, o CEO da HYBE,Park Ji Won, e o presidente da MBC, Ahn Hyung Jun, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU). O documento, assinado na sede da HYBE em Seul, tinha como objetivo estabelecer um ambiente mais saudável para a produção de transmissões. Bem como aprimorar os direitos dos artistas.
O Memorando de Entendimento
O memorando foi apresentado como uma maneira de “proteger os artistas”. No entanto, as críticas em relação ao acordo surgiram, destacando-o como algo que beneficia principalmente a HYBE. Além de não trazer um âmbito mais amplo de preocupações.
As duas empresas concordaram em cooperar para promover um crescimento na indústria musical coreana e no mercado de conteúdo de transmissão. Da mesma forma que se comprometeram em criar um ambiente de produção de conteúdo de transmissão mais avançado, priorizando a segurança e bem-estar físico e mental dos artistas.
Assim como prometeram trabalhar numa melhora da percepção pública da indústria do entretenimento, para mostrar respeito pelos profissionais da área.
Esse acordo foi considerado um desenvolvimento positivo na indústria. A longo prazo, pretende-se tratar questões como a coerção de artistas para aparecer em programas e cerimônias de premiação, demandas unilaterais por alterações nos cronogramas de produção e restrições unilaterais em aparições sem acordo mútuo.
Reações do público
No entanto, a colaboração gerou reclamações, como que as pequenas agências e idols menos conhecidos teriam menos oportunidades.
Um gerente reclamou que: “Conseguir espaços em transmissões musicais tornou-se ainda mais desafiador. Parece que eles priorizam artistas da HYBE, reduzindo as oportunidades para os outros.”
Já outro gerente, B, afirmou que: “Garantir um lugar em transmissões musicais é como tentar escolher estrelas no céu.” Bem como enfatizam a importância das transmissões musicais para os novos cantores e idols com baixo reconhecimento.
Além de expressarem preocupações sobre os transmissores que favorecem as grandes agências de planejamento, o que se torna um obstáculo para idols de agências menores.
Apesar de que o objetivo da HYBE seja resolver os conflitos com a MBC, sua intenção ultrapassa as aparições de artistas vinculados.
Eles destacam que seu objetivo final é o “avanço do ecossistema K-pop”. Espera-se que a colaboração marque o início de uma relação positiva entre empresas de entretenimento que inovam na indústria musical e transmissores que espalham a influência musical ao redor do mundo.
Um terceiro gerente comentou que: “À medida que a HYBE absorveu várias gravadoras e conquistou artistas-chave como BTS, NewJeans, LE SSERAFIM e Seventeen, a MBC pode ter se sentido compelida a se alinhar a eles. Enquanto Bang Si Hyuk, o presidente, expressou intenções de avançar o K-pop, parece que a MBC pode ter priorizado seus próprios lucros sobre o desenvolvimento do mercado de K-pop.”
O presidente da MBC, Anh Hyung Jun, prometeu uma “expansão ilimitada dos limites do K-pop e do K-content” ao formar uma parceria com a HYBE. Para isso, a base deve ser o respeito pelas partes envolvidas com base em padrões justos, ao invés de relacionamentos e lucratividade.
Imagem em destaque: Acordo entre a HYBE e a MBC. Reprodução/ Twitter