“Treta” é uma das grandes vencedoras do Emmy 2023
A minissérie da Netflix “Treta” foi uma das maiores vencedoras do Emmy 2023. A produção venceu em cinco categorias
A minissérie original da Netflix “Treta” foi a grande vencedora do Emmy 2023 nas categorias de minisséries, antologias ou filmes para TV, ela saiu vencedora em cinco categorias. Além disso, a produção, protagonizada e desenvolvida por ásio-americanos, foi uma dos maiores sucessos da Netflix em 2023. A premiação aconteceu na última segunda-feira (15) no Peacock Theater, em Los Angeles. Essa edição do Emmy foi atrasada por conta das greves de roteiristas e atores de Hollywood.
“Treta” tem como protagonistas Steven Yeun, conhecido por seu trabalho em “The Walking Dead”, e Ali Wong, protagonista do filme “Meu Eterno Talvez”. Na série, eles interpretam um empreiteiro falido e uma empresária frustrada que se envolvem em um incidente de trânsito que desperta a fúria e os impulsos mais sombrios de ambos. Além disso, a produção também é uma criação do sul-coreano Lee Sung-jin, responsável pelo roteiro e direção de “Treta”. A série foi muito elogiada por seus diálogos afiados, pela comédia ousada e pela abordagem de temas mais sensíveis, como questões sociais e a solidão nos dias de hoje.
Uma das grande vencedoras da noite
A minissérie foi uma das maiores vencedoras da 75ª edição do Emmy, o Oscar da televisão. A produção ganhou em cinco categorias: melhor minissérie ou antologia, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor direção. Essa foi a primeira vez na história da premiação que um ator e uma atriz asiáticos ganharam na categoria principal. Além disso, Ali Wong se tornou a primeira atriz asiática a vencer um Emmy.
Após vencer como melhor minissérie, o criador Lee Sung-jin discursou sobre a importância da história de “Treta” e como traz a representação de um sentimento muito comum na atualidade.
“Muito dos ideais de suicídio que existem nesta série foram baseados em coisas com as quais eu e algumas das pessoas aqui em cima lutamos ao longo dos anos… Por isso, estou muito grato e honrado por todos que assistiram ao programa e falaram sobre suas próprias lutas pessoais. É uma grande afirmação de vida, então obrigado”.
Lee Sung-jin
Além disso, Steven Yeun também discursou sobre os aprendizados que vieram de seu personagem na história e como é importante não julgar as pessoas. Ele agradeceu a todo o elenco e equipe e pediu por mais compaixão no mundo.
Essa noite de prêmios consagrou uma semana mágica para a minissérie, uma vez que ela já vinha ganhando prêmios ao longo da última semana. “Treta” foi vitoriosa em três categorias do Globo de Ouro e de outros quatro prêmios no Critic ‘s Choice Awards.
Foto destaque: elenco e equipe de “Treta”. Reprodução/ AFP