Korean Magazine BR

Coreia do Sul

Coreia do Sul: cresce o número de pessoas com mais de 70 anos

Em 2023, a Coreia do Sul viu o número de pessoas com mais de 70 anos superar o de pessoas na casa dos 20

Nesta quarta-feira (10), foi revelado pelo Ministro do Interior e da Segurança que a população da Coreia do Sul envelheceu ainda mais do que nos anos anteriores. Dessa forma, o número de pessoas com mais de 70 anos agora é maior do que a população que se encontra na casa dos 20 anos. O país já é considerado uma nação envelhecida.

De acordo com o ministro, o país terminou 2023 com uma população total de 51.320 milhões de habitantes, representando uma queda de 0,22% em relação ao ano anterior. Dentro desse número, a população com idade igual ou maior a 70 anos chegou a 6.319.402. Enquanto isso, a população de jovens e adultos na casa dos 20 chegou a 6.197.486, representando uma diferença que passa dos 100 mil habitantes.

População envelhecida

Até 2022, a situação era diferente e a população mais jovem superava a população mais velha em números. Os registros apontavam 6.41 milhões de pessoas na casa dos 20 anos e 6.08 milhões de pessoas com idade superior a 70. No entanto, o último ano representou uma mudança nesse paradigma e o crescimento da população mais idosa foi de 230 mil habitantes. Já a população mais jovem na casa dos 20 viu o número de pessoas cair em 220 mil.


Coreia do Sul
População mais idosa recebendo refeições gratuitas em Busan. Reprodução/ Newsis

Além disso, a população com mais de 65 anos passou por um processo de crescimento ainda maior, atingindo a marca de 9.73 milhões de habitantes. Sendo assim, a parcela idosa da população idosa da Coreia do Sul passou a representar 19% do total. Essa taxa vêm crescendo de forma sucessiva desde 2015.

Diante desse panorama, as Nações Unidas (NU) já categorizam a Coreia do Sul como um país envelhecido, uma vez que a porcentagem de idosos ultrapassa os 14% com relação à população total. Para a NU, uma nação cujo número de pessoas acima de 65 anos passa dos 7% da população total do país já o configura como envelhecido, para ele seja super envelhecido é necessário que essa taxa ultrapasse os 20%. A expectativa é que, nesse ritmo, a Coreia se torne um país super envelhecido em meados de 2025.

Foto destaque: grupo de idosos jogando xadrez em uma praça de Seul. Reprodução/ Yonhap

Rolar para cima