Técnico da Coreia do Sul fala sobre jogador detido na China
O técnico da seleção sul-coreana diz à imprensa que seu único desejo é que o jogador de futebol seja solto antes do Natal
Nesta quarta-feira (22), Jurgen Klinsmann, técnico da Seleção Masculina Sul-coreana de Futebol, disse em um coletiva de imprensa que espera a libertação do jogador Son Jun-ho antes do Natal.
Son, jogador da seleção nacional, foi detido em maio pelas autoridades chinesas, porém, foi colocado sob prisão formal em junho.
O motivo da detenção do jogador é pouco conhecida, já que não se tem muitas informações. Todavia, as autoridades da China afirmam que ele enfrenta acusações de suborno.
Klinsmann e seus jogadores retornaram à Coreia do Sul na quarta-feira depois de vencer a China por 3 a 0 nas eliminatórias para a Copa do Mundo em Shenzhen, China.
Depois de agradecer à China pela sua hospitalidade, Klinsmann expressou a sua esperança na libertação de Son.
“Temos apenas um desejo para o Natal: libertar Son Jun-ho, porque até hoje não provaram nada que ele tenha feito de errado”, disse Klinsmann aos jornalistas reunidos no Aeroporto Internacional de Incheon, a oeste de Seul. “Portanto, esperamos que o governo chinês o liberte, esperançosamente antes do Natal, para ver a sua família.”
Seleção nacional
A seleção nacional tem jogado bem, porém, mesmo sem a participação do atleta.
Os Taegeuk Warriors já venceram cinco partidas consecutivas – três amistosos e duas partidas de qualificação para a Copa do Mundo – e marcaram 19 gols sem sofrer nenhum nesse período. A partida contra a China foi a última da Coreia do Sul em 2023.
Klinsmann agora mudará seu foco para a Copa Asiática da Confederação Asiática de Futebol, que começa em janeiro, no Catar. A Coreia do Sul não vence a Copa da Ásia desde 1960.
A Coreia do Sul enfrentará Bahrein, Jordânia e Malásia no Grupo E, sendo assim, a seleção pode avançar facilmente para a fase de mata-mata como uma das duas melhores equipes do grupo.
Porém, o treinador disse que terá o devido cuidado por conta das surpresas que ocorrem nos torneios.
“Momentos difíceis em torneios podem surgir a qualquer segundo. Podem surgir no primeiro jogo. Pergunte à Argentina contra a Arábia Saudita”, disse Klinsmann.
A Argentina perdeu para a Arábia Saudita por 2×1, em sua primeira partida da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA de 2022.
“Temos que estar muito, muito em forma e focados desde o primeiro jogo. E depois, ao passar da fase de grupos, chegaremos às eliminatórias”, continuou.
“Em partidas eliminatórias tudo pode acontecer. Você pode perder nas oitavas de final ou chegar à final. Um torneio é uma maratona e eu adoro torneios. Por isso, não podemos ficar relaxados nem por um segundo quando estamos no Catar. “, completa Klinsmann.
Foto destaque: técnico da Coreia do Sul em coletiva. Reprodução/News1Korea