Kakao Corp estabelece organização de gestão ética
Kakao Corp, após denúncias de manipulação de mercado, cria comitê independente para gestão ética de seus negócios
A Kakao Corp, empresa de tecnologia, é uma das principais empresas de tecnologia e comunicação na Coreia do Sul. Kim Beom-su a fundou inicialmente em 2010, tendo se destacado como líder no desenvolvimento de aplicativos e serviços de mensagens. Ao mesmo tempo, o seu serviço de mensagens instantâneas, conhecido como “KakaoTalk,” desfruta de grande popularidade na Coreia do Sul. Nesta sexta-feira, a empresa anunciou a criação de uma organização independente para fortalecer o seu sistema de gestão ética. Críticas públicas relativas a alegações de manipulação de ações envolvendo seus executivos motivaram essa iniciativa.
A organização se dedicará à criação e operação de um sistema de conformidade e ao aprimoramento do sistema de controle interno. Do mesmo modo, será um órgão externo e planejado para começar a funcionar ainda este ano.
Como será gerido
A empresa nomeou provisoriamente o comitê de “Comitê de Conformidade e Credibilidade”. Definitivamente, ele terá autoridade para supervisionar a Kakao e suas afiliadas em questões pelas quais foram criticadas. Bem como, a listagem excessiva de afiliadas, violação da lei de livre concorrência e monopolização do mercado. Dessa forma, o comitê poderá conduzir investigações sobre essas questões.
Kim So-young, ex-juíza da Suprema Corte, liderará o comitê, informou a Kakao.
A ação ocorre após executivos da Kakao declararem que a empresa está sob gestão de emergência esta semana. Isso acontece, em meio a acusações de que a Kakao inflacionou o preço das ações Agency SM Entertainment Co. A princípio ela teria investido cerca de 240 bilhões de won (US$ 181,5 milhões) nessa empresa. Assim teria vencido uma guerra de lances contra a Hybe Co., gigante do K-pop por trás do astro global BTS. Enfim, isso teria ocorrido em fevereiro.
Na semana passada, a Autoridade de Supervisão Financeira (ASF) encaminhou para o Ministério Público três dos principais executivos da empresa. Assim também foi incluído o diretor de investimentos Bae Jae-hyun, devido a essas alegações. Bae foi preso no início deste mês.
Posicionamento do fundador da Kakao Corp
O fundador da Kakao, Kim Beom-su, também é suspeito de envolvimento no caso, mas a ASF ainda não o encaminhou para o Ministério Público.
O fundador da Kakao se manifestou dizendo:
“A Kakao está ciente de que está em uma crise em que não pode seguir seus métodos de gestão originais e faremos esforços meticulosos para criar um sistema de gestão que corresponda aos padrões do público.”
Na quarta-feira, o presidente Yoon Suk Yeol também expressou preocupações sobre as práticas comerciais da Kakao Mobility Corp. Ainda mais que ela é o braço de negócios de táxi da Kakao. Em síntese, a preocupação em particular são suas táticas de uso de sua dominação de mercado.
Foto destaque: KakaoTalk famosa rede social da Kakao Corp. – Reprodução/The Korea Herald