Musicistas clássicos japoneses foram premiados em competição
Três jovens musicistas clássicos do Japão ficaram entre os melhores em competição de quartetos musicais realizada em Genebra, na Suíça
Três jovens musicistas clássicos japoneses ficaram entre os melhores no Concurso Internacional de Performance Musical de Genebra (CIEM), realizado no último domingo (29). A violinista Kaya Kato Møller, a também violinista Fuga Miwatashi e a violista Emiko Yuasa foram para os lugares mais altos do pódio com seus respectivos quartetos de cordas. O Quarteto Novo (que tem Kaya como integrante) ficou em 1ºlugar e o Quarteto Hana (com Fuga e Emiko) ficou com a segunda colocação.
Sensação da Dinamarca
Kaya Kato Møller tem 25 anos e é filha de mãe japonesa e pai dinamarquês, ela é uma dos dois violinistas do Quarteto Novo, grupo do qual participa desde sua fundação. O Novo está em plena ascensão e chamando a atenção no cenário musical dinamarquês, essa foi a segunda vez em 2023 que eles venceram uma competição. Kaya revelou, após a cerimônia de premiação, estar muito contente com o trabalho que vem realizando e que a vitória é “mais como um bônus”.
O Quarteto Novo foi fundado em 2018 e é composto por dois violinistas, um violista e uma violoncelista, todos jovens promissores no meio musical dinamarquês. Todos os integrantes desse quarteto de cordas estudam na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena.
Dupla de musicistas
Enquanto isso, as outras duas musicistas que fazem parte do Quarteto Hana atuam no cenário japonês. Fuga Miwatashi e Emiko Yuasa, ambas de 27 anos, frequentam a Universidade de Música e Artes Cênicas de Munique, mas se conhecem desde a época de escola. As duas se formaram juntas na Escola Secundária para meninas Toho, em Tóquio.
O Quarteto Hana ficou em segundo lugar no CIEM junto de outro grupo musical, esse lugar na competição dividiu opiniões entre as musicistas japonesas. Enquanto Yuasa ficou desapontada com o 2º lugar, Miwatashi considerou toda a disputa como uma “experiência preciosa”.
“Preparar-se para muitos programas e poder se apresentar nesta competição é algo que nunca vou esquecer em toda a minha vida.”
Fuga Miwatashi
O Concurso Internacional de Performance Musical de Genebra existe desde 1939 e sempre busca revelar novos talentos jovens no mundo da música. Inclusive, o concurso é considerado por muitos como uma plataforma de lançamento para carreiras internacionais. Na edição deste ano, o grande vencedor, que foi o Quarteto Novo, recebeu o prêmio de 20 mil francos suíços, enquanto que os grupos em 2ºlugar receberam 12 mil cada.
Foto destaque: Quarteto Hana em apresentação no CIEM. (Reprodução/ KYODO)