Korean Magazine BR

Balão norte-coreano em Cheorwon, na Coreia do Sul. Reprodução/ Yonhap via REUTERS

Coreia do Norte envia balões com lixo e fezes para Coreia do Sul

O envio dos balões da Coreia do Norte para a Coreia do Sul é uma retaliação às ações semelhantes promovidas por desertores norte-coreanos

A Coreia do Norte enviou cerca de 260 balões com fezes e lixo para a Coreia do Sul. De acordo com informações de militares sul-coreanos, a Coreia do Norte enviou os balões entre terça-feira (28) e esta quarta-feira (29). Anteriormente, acreditava-se que os envios eram uma retaliação. A Coreia do Norte confirmou as suspeitas e afirmou que continuarão com os envios. 

Na TV estatal KCNA, a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, confirmou o envio dos balões. Bem como afirmou que é uma retaliação a uma campanha de propaganda de desertores e ativistas que enviam balões com folhetos anti-Pyongyang, alimentos, medicamentos, dinheiro e pen-drives com vídeos de música de K-pop e K-dramas. Além de que continuará enviando mais balões. 


Balão enviado pela Coreia do Norte. Reprodução/ X
Balão enviado pela Coreia do Norte. Reprodução/ X

Reação da Coreia do Sul

Os balões foram vistos sobrevoando a Coreia do Sul na noite desta terça-feira e, segundo o governo do país, alguns chegaram a uma província no sudoeste sul-coreano. As imagens divulgadas pela imprensa mostraram os balões amarrados a sacos plásticos com lixo. Militares afirmaram que neles haviam resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes. 

As autoridades sul-coreanas pedem aos moradores que não se aproximem dos balões , mas que acionem a polícia. O país também classificou a atitude como “desumana” e “vulgar”. Em comunicado: “Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares sul-coreanos. 


Lixo que estava em balão enviado pela Coreia do Norte para Coreia do Sul. Reprodução/ Ministério da Defesa da Coreia do Sul via Reuters
Lixo que estava em balão enviado pela Coreia do Norte para Coreia do Sul. Reprodução/ Ministério da Defesa da Coreia do Sul via Reuters

Mesmo que a Coreia do Sul desencoraje a prática, afirmando que as ações não contribuem para a paz, os envios de balões para a Coreia do Norte não pararam. Em 2021, uma lei que proibia o lançamento das bexigas foi aprovada. No entanto, a Suprema Corte a derrubou, com o argumento da liberdade de expressão. De acordo com a Yonhap, agência sul-coreana, a Coreia do Norte havia prometido uma ação contra os objetos enviados pelo país vizinho. 

Foto destaque: Balão norte-coreano em Cheorwon, na Coreia do Sul. Reprodução/ Yonhap via REUTERS

Rolar para cima